TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido Núcleo Interfásico

Por:   •  12/8/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO - NÚCLEO INTERFÁSICO

1 -  O núcleo é delimitado pelo envoltório nuclear ou carioteca, que consiste em uma dupla membrana concêntrica oriunda de um domínio especializado do retículo endoplasmático. O núcleo encontra-se associado a elementos do citoesqueleto citoplasmático, principalmente a filamentos intermediários.

2 - Os poros nucleares são grandes complexos de proteínas que atravessam o envoltório nuclear. Facilitam e regulam a troca de material como proteínas e RNA Mensageiro entre o núcleo e o citoplasma.

3 - O transporte de substâncias do núcleo para o citoplasma acontece de acordo com a mediação de proteínas que compreendem o complexo do poro, responsáveis pelo controle do fluxo de substâncias. Essas proteínas são capazes de reconhecer substâncias passíveis de serem transportadas, além da carga ou tamanho, e em alguns momentos, requerer um transporte ativo para o devido transporte para o citoplasma.

4 - A lâmina nuclear é uma rede de filamentos intermediários de 8 a 10 nm de espessura, compostos por lâminas A, B e C, situadas na periferia do nucleoplasma. A lâmina nuclear confere estabilidade mecânica ao envelope nuclear. Ao interagir com a cromatina, participa na determinação da organização tridimensional do núcleo interfásico. Todas as lâminas apresentam um domínio globular na sua extremidade C-terminal e outro na N-terminal. Através do C-terminal, exceto nas lâminas C, une-se uma molécula chamada farnesil (processo denominado farnesilação) que permite a ancoragem das lâminas à membrana nuclear interna. Esta união permite que se formem dímeros, a seguir tetrâmeros, protofilamentos, filamentos e por último o retículo que constitui a lâmina nuclear.

5 - 

A; A cromatina consiste num complexo de DNA, RNA e proteínas que está presente no núcleo celular dos eucariontes, em forma de um longo filamento. As histonas são as principais proteínas que formam as cromatinas.

B; A Eucromatina: quando os filamentos de cromatina estão menos condensados significa que possui DNA ativo, ou seja, a célula é capaz de "ler" o conteúdo deste material genético.

C; Na Heterocromatina os filamentos estão condensados, enrolados entre si num emaranhado. Neste caso, o DNA está inativo, pois as células naquele momento não são capazes de codificar o material genético condensado.

D; O cromossomo metafásico representa o estado máximo de condensação da cromatina, que ocorre além da divisão mitótica e meiótica também. O grau de condensação é máximo na metáfase, razão pela qual os estudos da estrutura cromossômica utilizam cromossomos metafásicos.

6 - As Proteínas histônicas são responsáveis pelo processo de compactação e descompactação do DNA. Importantes na regulação dos genes, tornando os genes mais ou menos acessíveis à ação da RNA-polimerase.

7 -  O nucleossomo, também chamado de nucleossoma, trata-se da unidade fundamental da cromatina dos seres eucarióticos. Consiste em uma unidade de DNA dividida em duas espirais, que se enrosca em torno de um disco proteico, composto por proteínas, as histonas e as não-histonas. A cromatina eucariótica é compactada ainda mais nesse processo, sendo dobrada em uma série de estruturas mais complexas, formando eventualmente um cromossomo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com