TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Laboratório Multidisciplinar Centro Universitário Módulo

Por:   •  21/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO

Anna Júlia De Almeida Tenório - RGM 22434682

Larah Pedrina Sousa Silva - RGM 22066331

Rayssa Martins Sanches -  RGM 22393552

Yasmin Said Reis Lourenço - RGM 2223188-9

PREPARO DE SOLUÇÕES E PIPETAGEM

Laboratório Multidisciplinar Centro Universitário Módulo

Caraguatatuba / 2023


RESUMO

Em nosso dia a dia muitos dos produtos comercializados em supermercados e farmácias são soluções. As soluções utilizadas na rotina de um  laboratório podem ser compradas comercialmente ou preparadas a partir de uma solução concentrada ou de um reagente puro (UFJF, 2020). Há dê-se entender que em um cotidiano de um laboratório a prática de preparo de soluções se faz crucial, pois essas são fundamentais para diversos procedimentos. Para se iniciar estes, são necessárias ferramentas nas quais se deve ter a precisão para se obter resultados fidedignos. Sendo assim, o presente relatório narra os procedimentos feitos em aula.

Palavras-chave: NaCl; Soluções; Pipetas.


LISTA DE FIGURAS

Figura 1: NaCl sendo pesado na balança semi analítica        6

Figura 2: Diluição do NaCl com água        6

Figura 3: Alunas conferindo o volume da solução        7

Figura 4: Homogeneização da solução        7


SUMÁRIO

RESUMO        2

1.        JUSTIFICATIVA        5

2.        DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO        5

2.1.        MATERIAL        5

2.2.        MÉTODOS        5

3.        INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS E DISCUSSÃO        8

4. CONCLUSÕES        9

REFERÊNCIAS        10

  1. JUSTIFICATIVA

Grande parte das substâncias encontradas são misturas que a olho nu se apresentam com o aspecto homogêneo, em uma única fase, onde são chamados de soluções. Podendo ser líquidos, sólidos ou de forma gasosa.   Em uma solução cada substância é nomeada de componente, onde o de maior quantidade é chamado de solvente e o de menor quantidade é chamado de soluto (UNESP, 2011).

  1. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO

 

Nesta aula, foi realizada uma prática com meio de observar como se realiza o uso de ferramentas laboratoriais em meio uma prática de hidratar o composto NaCl. Tendo terminado esta prática, os alunos tiveram uma apresentação sobre o manuseio dos vários tipos de pipetas utilizados em um laboratório, sendo essas; a pipeta graduada, pipeta volumétrica, que necessitam do auxílio da pêra, e a pipeta automática. Ao final desta, cada bancada utilizou um béquer contendo água e corante alimentício para pipetar em cada uma das pipetas disponibilizadas.

  1. MATERIAL

1° Prática: Cloreto de sódio (NaCl), 1 balança semi analítica, 2 béquer,1 balão volumétrico, uma pisseta com água, 1 funil de vidro e 1 bastão de vidro e espátula de plástico.

2° Prática: 1 Pipeta graduada, 1 pipeta volumétrica,  2 pêras, 1 pipeta automática, 1 béquer contendo água corada com corante alimentício, ponteira.

  1. MÉTODOS

Inicialmente, foi solicitado aos alunos que se dirigissem às balanças semi analíticas levando um béquer para a pesagem do Cloreto de Sódio (NaCl). Após colocar o béquer sobre a balança, deveria ser feita a tara da mesma para medição do NaCl para que não houvesse nenhuma interferência na pesagem, como mostra a figura 1 a seguir:[pic 2][pic 3][pic 4]

Colocou-se aproximadamente 2 mg de NaCl no béquer e com auxílio da pisseta contendo H2O e o bastão de vidro, o NaCl foi sendo diluído até a solução estar saturada, ficando cristalina, conforme a figura 2:

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

 Após isso, a solução foi  transferida para o balão volumétrico com um funil de vidro introduzido em sua abertura e adicionado H2O até atingir o volume indicado no balão volumétrico, 150 ml. Segurando a tampa do balão volumétrico com os dedos, foi feita a homogeneização da solução, como mostram as figuras 3 e 4:

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

  1. INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS E DISCUSSÃO

O preparo de uma solução é o principal tema quando se trata sobre química. É importante entender que, nas práticas desta, as reações geralmente acontecem quando os reagentes estão em solução e, consequentemente, devemos saber a proporção presente entre as quantidades de soluto e solvente ou ainda de soluto e de solução. A concentração de uma solução trata-se à quantidade de soluto em uma dada quantidade de solução  (COLEÇÃO DE TEMAS DE FORMAÇÃO - QUÍMICA., 2013).

Costuma-se expressar essa concentração em unidades físicas e/ou químicas. As relações massa-massa e massa-volume são as mais utilizadas, sendo a molaridade a forma mais habitual de expressar a concentração de uma solução. O cloreto de sódio (NaCl) é um sal inorgânico formado pela ligação iônica entre o sódio e o cloro, este é encontrado facilmente em cozinhas  (COLEÇÃO DE TEMAS DE FORMAÇÃO - QUÍMICA., 2013).

Quando iniciado o processo de hidratação desta a parte positiva (cátions Na+) é atraída pela parte negativa da H2O (Oxigênio), enquanto a parte positiva da H2O (Hidrogênio) é consequentemente atraída pela outra parte negativa do composto (Cl-), consequentemente, a união destes (Na+Cl-) é desfeita, solubilizando o composto na H2O (COLEÇÃO DE TEMAS DE FORMAÇÃO - QUÍMICA., 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com