TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  18/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS

CAMPUS POÇOS DE CALDAS

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Trabalho apresentando como parte das

exigências da disciplina de Saúde, Meio Ambiente e Gestão

Ambiental, prof.ª Ma. Marielle Rezende Andrade

Discentes: Daniel Silvares

              Giseli Borges

              Laís Brandão Loro

              Maria Luiza Fontão

             

Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas

POÇOS DE CALDAS – MG

 6 de Dezembro de 2018

Introdução

O acúmulo crescente de lixo gerado pela atividade humana constitui uma das maiores preocupações ambientais, uma vez que grande parte dos resíduos ainda são encaminhados para aterros sanitários, sem o devido planejamento. Por outro lado, diversos estudos científicos propõem o correto manejo destes dejetos, incluindo, a coleta seletiva, destinação adequada e reciclagem que são atividades atreladas ao conceito de desenvolvimento sustentável [MESQUITA].

Para que se obtenha êxito em todo esse processo é necessário a implantação de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, que se caracteriza  constituindo  um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, a adequada coleta, armazenamento, tratamento, transporte e destino adequado.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento técnico que identifica a tipologia e a quantidade de geração de cada tipo de resíduos e indica as formas ambientalmente corretas para o manejo, em todas as etapas visando a preservação do ambiente [SILVA].

No IF Sul de Minas - campus Poços de Caldas, foram realizadas atividades para o monitoramento do lixo em 2016, 2017 e 2018, onde o lixo foi separado e pesado, trabalho este que levou a conscientização da elaboração e consequentemente a implantação de um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos orientando os processos relacionados à coleta, tratamento adequado e disposição final dos resíduos, com iniciativas para sensibilizar a comunidade acadêmica quanto às ações individuais e coletivas, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida desta população em questão.

Visto que é de suma importância a implantação de um PGRS, o trabalho a seguir foi desenvolvido para a elaboração de um descritivo dos procedimentos a serem adotados no gerenciamento dos resíduos para as etapas de armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final no Instituto.

Os resíduos descartados diariamente pelo IF Poços de Caldas podem ter um destino mais adequado, podendo servir como matéria-prima para criação de novos produtos, recuperando o valor econômico dos resíduos e a prática da reciclagem possibilitando analisar os resíduos sólidos gerados e com isso desenvolver um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, que é fundamental para reduzir impactos ao meio ambiente, para que assim possa de fato ser protegido os recursos naturais

Objetivo

O presente trabalho tem por objetivo propor a implantação de um gerenciamento de resíduos sólidos no Campus do IF Sul Poços de Caldas, buscando melhorias e transformações no cotidiano dessa comunidade de forma a contribuir positivamente com o meio ambiente e com a sociedade. 

Materiais e métodos

        O trabalho foi elaborado a partir das ideias dos alunos presentes nesse grupo, com embasamento nas seguintes diretrizes e normativas:

  • Lei nº 12.305/10 = institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos em âmbito Federal;
  • LEI Nº 8316 = Dispõe sobre a política de gestão de resíduos sólidos reutilizáveis e incentivos à coleta seletiva de lixo no município de poços de caldas e dá outras providências.

Planejamento do SGA

        O IF Poços conta lixeiras individuais nas salas de aula, bem como com lixeiras duplas espalhadas nas áreas externas do campus, onde uma é para materiais recicláveis e a outra para não recicláveis. Nos sanitários também existem lixeiras individuais para cada box. Próximo a cantina, existe uma lixeira destinada exclusivamente às marmitas descartáveis. Existem também um latão destinado a coleta de óleo no instituto, pouco divulgada.

        Fomos informados que os restos de comida descartados na cantina são destinados a uma criação de porcos e servem como alimentação para estes.

        Além disso, há previsão para implantação de um sistema de canecas no Instituto, onde cada integrante do IF receberá uma caneca para uso pessoal, eliminando assim o uso de copos descartáveis.

        Como forma de melhorar às ações já implantadas no campus e visando buscar novos meios de reduzir ao máximo ou até mesmo eliminar alguns tipo de resíduos gerados, apresentamos a seguir propostas de SGA para implantação no campus:

  1. Criação de uma comissão fiscalizadora de resíduos: essa comissão será responsável pela organização dos eventos de conscientização, palestras, treinamentos e atividades realizadas no campus direcionadas às práticas de resíduos. Essa comissão poderá emitir certificados de participação para alunos que se voluntariem em tais eventos e para os alunos diretamente relacionados a comissão.
  2. Anualmente, de preferência ao início dos anos letivos, serem realizada palestras/treinamentos de forma a abranger todos os alunos e funcionários para serem informados das práticas de resíduos do Instituto. Sugere que esse evento ocorra junto a distribuição das canecas mencionadas anteriormente. Caso se faça necessário, o mesmo deverá ocorrer novamente ao início do segundo semestre do ano letivo vigente.
  3. Projetos direcionados ao público externo: desenvolvimento de palestras, treinamentos e dinâmicas que possam levar o conceito de sustentabilidade e gerenciamento de resíduos para toda a comunidade, beneficiando não somente o ambiente, mas também a economia local.
  4. Aumento de lixeiras em sala de aula: medida com intuito de proporcionar melhor separação e consequentemente, melhor destinação dos resíduos gerados em sala de aula, já que seria adicionada uma lixeira semelhante às já existentes em sala para ocorrer a separação entre não reciclaveis/ recicláveis.
  5. Criação de uma horta: visando não somente reduzir os custos relacionados a cantina e assim reduzir a compra de marmitas, a criação da horta também é direcionada para a melhoria da qualidade do ar e do solo do Instituto, pois será projetada no formato de Agrofloresta [IPEC].
  6. Criação de uma composteira para a horta: poderá utilizar os resíduos orgânicos que hoje estão sem destinação adequada no IF para criar um sistema de compostagem que irá beneficiar a horta a ser implementada.
  7. Fiscalização dos resíduos gerados no IF: deverá ocorrer de forma aleatória e será realizada pela comissão de resíduos e por voluntários, seguindo os procedimentos realizados nos anos anteriores conforme mencionado anteriormente.

Implementação do SGA

        Deverá ocorrer criação de chapas para às comissões, onde a votação será feita pelos alunos e funcionários do Instituto. A comissão ficará responsável pela elaboração de um Regimento Interno do Gerenciamento de Resíduos do IF Poços e este deverá conter as seguintes informações e atributos, sendo tido como base o documento da UFGD [UFGD]:

  • Competência e Finalidade da Comissão - com intuito de definir as ações a serem realizadas no programa de gerenciamento de resíduos;
  • Composição e Estrutura: quais cargos serão desenvolvidos e quantos representantes eles terão, bem como suas atribuições e funções;
  • Funcionamento: como se dará a organização, encontros, reuniões, treinamentos e os demais eventos a serem realizados, contendo número de encontros, duração destes e dos demais eventos, etc;
  • ATA: quais informações deverão constar na ATA, responsáveis pela sua assinatura e procedimentos a serem realizados a cada reunião. Também deverá constar a procedência em caso de votação relacionada a algum tópico abordado pela comissão;
  • Considerações finais: demais assuntos que a comissão considere relevante deverão ser incluídos para haver direcionamento normativo em relação a estes, como, por exemplo, emergências, comunicação, dentre outros.

        Os membros da comissão deverão realizar treinamentos direcionados a prática de resíduos: o que são, quais impactos causados, diferentes métodos para reduzi-los é até mesmo eliminá-los, como reagir em caso de algum acidente gerado por resíduos, destinação e atributos socioeconômicos. É interessante salientar a busca por parceiros que possam ministrar tais treinamentos. Após a realização dos eventos mencionados acima, espera-se que os membros da comissão estejam aptos a ministrar palestras e os demais projetos direcionados às práticas de gerenciamento de resíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com