TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Saneamento Básico

Por:   •  14/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE CRÍTICA

Um dos problemas enfrentados em diversas cidades do Brasil, é a falta de saneamento básico e com isso, o meio ambiente e a saúde da população são muito afetados negativamente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS): "Saneamento é o controle de todos os fatores ambientais que podem exercer efeitos nocivos sobre o bem-estar, físico, mental e social dos indivíduos". Então, pode-se afirmar que o saneamento promove a ocorrência de mudanças e preservação do meio ambiente, aprimoramento da qualidade de vida de cada indivíduo, e a ausência dele acarreta em doenças, degradação do meio ambiente, sendo um perigo para a sociedade e para o ecossistema.

Diversas propostas da implementação do saneamento em várias cidades, não são realizadas como deveriam, e ficam somente nas palavras e promessas falsas, enquanto isso a população sofre os impactos causados por essa deficiência da infraestrutura sanitária.

Entre as diversas doenças que podem ser adquiridas através da falta do saneamento básico estão: peste negra, febre tifoide, cólera, hepatite A, amebíase, leptospirose, lombriga, disenteria, esquistossomose, teníase, entre outras. São doenças sérias e que podem deixar sequelas e até mesmo causar a morte da pessoa contaminada, um exemplo disso é o da peste negra, uma pandemia causada por uma bactéria Yersinia pestis que dizimou grande parte da população da Europa na idade média. Essa doença era transmitida através da picada de pulgas, ratos e outros roedores, que eram atraídos também pela precária higiene dos locais, incluindo a ausência do saneamento básico, contribuindo assim para a propagação dela naquela época.

Todas essas doenças podem ser evitadas por meio da coleta e tratamento adequado dos esgotos, o não despejo de resíduos líquidos industriais e agrícolas na água, e o não despejo de resíduos sólidos. Tudo isso precisa da conscientização em massa da população em querer ter uma qualidade de vida boa, protegendo a sua saúde e a de todos ao redor, garantindo o bem-estar e uma vida saudável. Hoje em dia, as condições de se ter essa qualidade de vida são enormes, vivemos em uma época em que as informações e conhecimentos são adquiridos por diversos meios, podendo ser também passados de pessoa para pessoa. O governo tem o dever de voltar os olhos para os problemas que afetam a população e procurar consertar e mudar a situação, e não ficar só fazendo propostas, promessas e iludindo as pessoas com palavras falsas e inválidas, que acabam fazendo aqueles que não possuem muito conhecimento, acreditarem nessas palavras e continuarem vivendo a vida precária de sempre.

Existem meios para espalhar o conhecimento sobre algo que traz malefícios a vida das pessoas, como meios eletrônicos, através da internet, televisão, rádio, jornal, campanhas e projetos de conscientização em bairros, escolas, empresas, que proporcionam as pessoas abrirem os olhos para a realidade vivida e buscarem reverter o mal antes que se torne pior do que já se encontra.

A cidade onde vivo, é um exemplo de local onde há a ausência de saneamento básico, sendo que possui infraestrutura para se ter e prevenir assim as diversas doenças que são causadas. Diversos planos de implementação do saneamento na cidade surgiram, mas até hoje em dia não realizaram essas propostas, as quais ficaram somente nas palavras. Córregos e esgotos desembocam no rio que passa pela cidade, além disso, lixos e resíduos líquidos são despejados nas águas pela própria população. Com isso, a degradação do meio ambiente e saúde dos seres vivos que habitam o local, são afetados por essa falta de conscientização perante a um problema sério que pode ser revertido mudando diversos hábitos que só trazem resultados negativos e a implementação do essencial saneamento básico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com