TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

Por:   •  20/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SÃO FRANCISCO DE ASSIS

 

 

 

 

AMANDA TAVARES

LUIZA LAMB MÜLLER

MARIA EDUARDA LEIFHEIT

 

 

ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

 

 

 

 

PARECI NOVO

2018

OBJETIVO GERAL

Registrar o espaço tomado pelos alimentos transgênicos na sociedade, e as questões de ética que envolve os mesmos, procurando conhecer os principais meios de fabricação dos transgênicos e as novas pesquisas nessa área da ciência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Descrever brevemente os processos de produção dos alimentos transgênicos;
  • Conceituar os alimentos transgênicos;
  • Apresentar os papéis dos alimentos transgênicos na vida dos brasileiros;

JUSTIFICATIVA

Realçar o espaço tomado pelos alimentos transgênicos na sociedade é de suma importância para o entendimento sobre seus diversos potenciais e o crescimento do investimento nessa área da ciência. Um assunto que não deve abranger somente a comunidade científica mas também a comunidade agricultora e consumista que em tempos atuais, pode vir a encontrá-los cada vez mais constantemente em suas vidas.

INTRODUÇÃO

Os alimentos transgênicos são uma inovação científica disponível em nossas mesas desde o último século, portanto, é importante conhecermos mais sobre sua atuação.

Distinguir os alimentos saudáveis dos demais pode parecer uma tarefa fácil, mas será que sabemos tudo sobre o que comemos e como sobre seu cultivo? E para o agricultor, seria mais vantajoso cultivar alimentos mais nutritivos, resistentes a agrotóxicos e em maior escala?

É por esses e outros questionamentos que é importante conhecer a disponibilidade dos alimentos transgênicos no mercado atual.

Informando desde seu processo de produção, até os prós e contras da cultivação e do consumo desse tipo de alimento esse trabalho poderá ajudar o leitor a conhecer mais sobre alimentos transgênicos e até mesmo replicar questões como essas.

DESENVOLVIMENTO

A Biotecnologia tem como principal finalidade o desenvolvimento de atividades sustentáveis, com o propósito de resolver problemas ou criar algo que seja benéfico à humanidade. Utiliza organismos vivos para solucionar problemas causados pela ação humana. Conseguimos pegar o vinho, a cerveja e o pão como exemplo, esses três alimentos usam bactérias para a produção, ou seja, são produtos fermentados.

Ela abrange um conjunto multidisciplinar de conhecimentos, como biologia molecular, microbiologia, técnicas imunológicas, informática, robótica e controle de processos. Sendo uma área multidisciplinar, busca diferentes formas de contribuir para reverter problemas causados pela humanidade.

Dentre os principais benefícios da biotecnologia na área medicinal, está a possibilidade de obtenção de alimentos mais nutritivos ou com propriedades medicinais, assim como algumas técnicas terapêuticas para doenças cujo tratamento não é tão eficaz, produção de medicamentos, a produção de produtos biodegradáveis para a diminuição da poluição e até mesmo o uso da biorremediação para controlar ou evitar a contaminação de ambientes.

Apesar de ser bastante benéfica, há controvérsias sobre o uso reiterado da biotecnologia e seus efeitos em longo prazo. Alguns aspectos negativos são consequentemente notáveis, como alimentos transgênicos que causam alergia, utilização intensa de fertilizantes inorgânicos, criação de sementes inférteis, estresse celular, interferência no equilíbrio da natureza e falta do controle de organismos geneticamente modificados.

ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

Alimentos transgênicos correspondem aos alimentos geneticamente modificados (AGM), ou seja, aqueles cujos DNA's são modificados, tendo assim um maior teor de vitaminas. Tais alimentos são produzidos em laboratório através de técnicas artificiais de engenharia genética. Assim, os embriões são alterados na medida em que recebem um gene de outra espécie.

Essa técnica começou a ser estudada na década de 50, logo após a descoberta do DNA pelo norte-americano James Watson e o britânico Francis Crick. Ao passar dos anos, cientistas notaram que os produtos transgênicos tinham características impossíveis de serem adquiridas através de técnicas de cruzamento tradicional. Foi a partir disso que as pesquisas com alimentos transgênicos começaram a ser aprofundadas.

Um exemplo muito comum de aplicação é no milho, cientistas utilizaram esse tipo de tecnologia para inserir um gene resistente à algumas pragas comuns nesse cultivo, tornando a dispensável o uso de alguns inseticidas nessa planta, o que diminui o uso desses agrotóxicos, beneficiando o meio ambiente.

Para a obtenção de alimentos transgênicos são necessárias três etapas. A primeira é a identificação do gene que dará a nova característica de interesse para a planta. A segunda etapa se entende pelo desenvolvimento de uma metodologia eficiente de transformação da espécie. Já a terceira e última etapa, é o estabelecimento de um sistema eficiente, reproduzível de regeneração in vitro da espécie.

Em certos procedimentos, são incrementados fragmentos de DNA de bactérias, vírus e fungos no gene da planta, assim, ela passa automaticamente a produzir herbicidas.

Por exemplo:

[pic 1][pic 2]

MELHORAMENTO GENÉTICO

O melhoramento genético é um processo que modifica intencionalmente o DNA de algum ser vivo. Com objetivo de desenvolver seres vivos com características positivas, como por exemplo a melancia sem sementes, que é um melhoramento genético. “Ainda é isso que se faz hoje em dia: são escolhidas as plantas macho e fêmea para provocar a polinização artificial numa estufa” (ARANDA, Fernanda. Agente de produtos Seminis: marca de sementes Monsato).

Essa técnica só foi reconhecida quando Gregor Mendel, separou duas linhagens de ervilhas com diferentes características. Vendo assim a possibilidade de gerar linhagens híbridas. Esse estudo abriu portas para novas técnicas melhoradas nesses processos, tornando-os mais rápidos e eficazes. Desse modo que surgiram os tomates cereja e as melancias baby, com peso de 2 a 5 quilos. Também foi assim que cientistas conseguiram fazer com que os melões amarelos ficassem mais doces do que eram há 20 anos. Com essa mesma técnica foi possível aumentar a durabilidade das hortaliças, de maneira considerável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (268 Kb)   docx (150.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com