TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização básica do Sistema Nervoso Central e do Sistema Nervoso Periférico

Por:   •  6/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 4

                        

[pic 1]

CURSO: Psicologia                             1º SEMESTRE / 2015

PERÍODO: 5º Período                         TURNO: Noturno

DISCIPLINA: Neurociências do Comportamento

PROFESSORA: Anamaria de Souza Cardoso

ACADÊMICOS: Flávio Alves Ribeiro e Zilene Gusmão

DATA DA AULA: 09/03/2015

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA  Nº 1

TEMA: Organização básica do Sistema Nervoso Central e do Sistema Nervoso Periférico.

INTRODUÇÃO

Segundo Lent (2008, p. 2), a Neurociência é “um conjunto de disciplinas que tratam do sistema nervoso” e objetiva “explicar como a cognição e a consciência humana nascem da atividade do cérebro”, ou seja, busca explicitar quais são os mecanismos neurológicos que servem de fundamento para os mecanismos de cognição e consciência.

Sendo assim, é importante o estudo do Sistema Nervoso Central (SNC) e do Sistema Nervoso Periférico (SNP) para que a Neurociência cumpra com suas metas.


 OBJETIVOS

  • Compreender a organização básica e os constituintes principais do SNC e do SNP;
  • Identificar e discutir o papel dos nervos (motores ou sensitivos, cranianos, cervicais, torácicos, lombares e sacros);
  • Identificar o quiasma ótico e o corpo pineal, discutindo suas funções.

METODOLOGIA

Na primeira aula prática de Neurociências do Comportamento, houve aula expositiva e dialogada sobre: a organização básica e os constituintes principais do SNC e do SNP; o papel dos nervos (motores ou sensitivos, cranianos, cervicais, torácicos, lombares e sacros); o quiasma ótico e o corpo pineal. Foi utilizado como material: roteiro com orientações; quadro representativo de SNC e SNP; peças sintéticas de encéfalo e de medula espinhal; peças naturais de encéfalo; peça natural de medula espinhal.

        

RESULTADOS

        O SNC é formado pelo Encéfalo e pela Medula Espinhal. O SNP é formado pelos nervos (motores ou sensitivos, cranianos, cervicais, torácicos, lombares e sacros), que estão na periferia do corpo. Os nervos cranianos que se ramificam da superfície frontal do cérebro, os outros se ramificam da medula espinhal. Todo nervo é completo, ou seja, controla o movimento e a sensibilidade (o tato) do corpo.

        Todo nervo (exemplo na figura 1) possui uma raiz ventral e uma raiz dorsal. A raiz ventral é responsável pela função motora do nervo, ou seja, transmite comandos de movimento para um órgão efetor. A raiz dorsal é responsável pela função sensitiva do nervo, isto é, recebe estímulos sensitivos de alguma parte do corpo.

Na figura 2, vemos a raiz ventral transmitindo informações de movimento para um músculo, e a raiz dorsal recebendo informações de um receptor sensorial. A raiz ventral é composta por neurônios multipolares (linha vermelha), a raiz dorsal é composta por neurônios bipolares e pseudo-unipolares (linha azul).

[pic 2]Figura 2: Estrutura do nervo espinal[pic 3][pic 4]

Fonte:  Adaptado de . Último acesso em 15/03/2015

[pic 5][pic 6][pic 7]

Figura 1: Estrutura do nervo espinal

Fonte: Adaptado de: . Último acesso em 15/03/2015

O Quiasma Óptico é um cruzamento de nervos, em forma de “X” (veja a figura 3), que serve de ponte para a transmissão das informações ópticas captadas pelos olhos, para o lobo occipital.

        Cada nervo óptico de cada olho transmite informações para os dois lados do lobo occipital, passando pelo quiasma óptico, promovendo assim, a visão central e periférica do sistema óptico. Podemos ver esse mecanismo na figura 4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (389.2 Kb)   docx (603.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com