TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Carboidratos na Biologia

Por:   •  16/3/2021  •  Seminário  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

O que é:

 

A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é um bloco econômico que foi criado em 1993 na Conferência de Seattle. Tem o objetivo de estabelecer novos mercados para os produtos agrícolas e matérias-primas para além da Europa Grau de integração: área de livre comércio  

Importância

 

Este bloco econômico é de extrema importância no cenário econômico mundial, pois somadas as produções industriais de todos os países membros, chega-se a quase metade de toda produção mundial. O PIB dos países membros atinge cerca de 17 trilhões de dólares.

 

Quando estiver em pleno funcionamento, será o maior bloco econômico do mundo. De acordo com o estabelecido na reunião de Bogor, em 1994, será estabelecida uma zona de livre comércio em 2010 entre os países desenvolvidos. Com relação aos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos, esta zona de livre comércio será estabelecida apenas em 2020.

 

Principais objetivos da APEC:

O bloco tem como principal objetivo a criação desta zona, a redução de tarifas comerciais e barreiras alfandegárias para facilitar o comércio na região da Ásia-Pacífico, aumentando o número de exportações e fazendo com que as economias nacionais tornem-se mais eficientes. Essas medidas ajudam no crescimento das economias dos países membros, proporciona a geração de empregos e abre oportunidades para investimentos do comércio internacional.

Além de envolver amplas trocas comerciais, a Apec possui alguns objetivos secundários, como a cooperação de tecnologias entre os seus membros, a melhoria nos índices de saúde e educação, o combate à corrupção e a elevação da qualidade de vida das populações. Além disso, esse bloco garante certa influência dos Estados Unidos na Ásia e na América Andina, além de favorecer a expansão comercial chinesa para os demais países emergentes e subdesenvolvidos.

Fazem parte deste bloco econômico os seguintes países: 

 

- Estados Unidos da América

- Japão 

- China

- Rússia

- Peru

- Formosa (também conhecida como Taiwan), 

- Coreia do Sul,

Hong Kong (região administrativa especial da China), 

- Cingapura

- Vietnã

Malásia 

- Tailândia 

Indonésia 

Brunei

Filipinas

- Austrália 

Nova Zelândia 

- Papua Nova Guiné 

- Canadá 

- México 

Chile 

Curiosidades

- As economias do Apec consomem 60% da energia mundial e sofrem 70% dos desastres naturais no mundo, por isso a mudança climática também aparece na agenda do encontro.

- Desde que o Apec foi fundado, em 1989, o comércio das economias do grupo cresceu 395% e o Produto Interno Bruto (PIB) regional triplicou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com