TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO

Trabalho Universitário: PLANEJAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 4

1.3 MEGAMARKETING

“Megamarketing envolve as ferramentas normais de marketing (os 4Ps) e mais duas: poder e relações públicas… O megamarketing requer habilidades políticas e uma estratégia política. A empresa tem que identificar as pessoas que têm poder para abrir as portas. Ela tem que definir o mix correto de incentivos a oferecer. Sob quais circunstâncias os gatekeepers aquiescerão? Está o legislador X buscando prioritariamente fama, fortuna, ou poder? Como a empresa pode induzir o legislador a cooperar? Em alguns países a resposta pode ser uma quantidade de dinheiro (um ‘P’ oculto). Em outros lugares um pagamento em entretenimento, viagens ou contribuições de campanha podem funcionar. Essencialmente, o megamarketer tem que ter habilidades sofisticadas de negociação e de lobby para obter a resposta desejada da outra parte... Enquanto poder é uma estratégia ‘push’, relações públicas é uma estratégia ‘pull’. Cultivar a opinião pública é muito demorado, mas quando isso é alcançado, pode ajudar a puxar a empresa para dentro do mercado… Antes de entrar em um mercado, empresas têm que compreender as crenças, atitudes e valores da comunidade. Depois da entrada, elas têm que assumir o papel de bons cidadãos contribuindo para causas públicas, patrocinando eventos cívicos e culturais, e trabalhando com a mídia de forma efetiva“ (Kotler,1986: 117-118; 120)

1.4.1 APLICANDO O MEGAMARKETING

Eu como administradora da empresa, iria buscar alternativas de incentivar e agradecer meus funcionários, como Kotler comentou, sempre buscando e identificando os funcionários mais habilidosos. Mas não deixando de focar nos outros, com isso, ia estabelecer metas, e no final do ciclo determinado, iraia ‘’presentear’’ os que atingiram as metas, e poderia ser uma gratificação a mais, uma viagem, um tempo maior de férias, ou até mesmo, dependendo das circunstâncias uma promoção de cargo. Mas sempre impondo limites nesses ‘’agradecimentos’’. Uma vez eu ouvi dizer que uma determinada empresa presenteou os funcionários que atingiram as metas com uma Ferrari, e observando esse seria uma gratificação esplendorosa, na cabeça do funcionário ela não poderia ganhar outra coisa melhor, porque a Ferrari é altamente TOP, representaria tudo pra ele. Tendo isso como exemplo, o funcionário x que ganhou a Ferrari numa outra oportunidade não ia se sentir satisfeito com uma ‘’canetinha’’ como brinde. Esse ponto tem que ser observado, nunca dá o melhor, mas sempre dando o suficiente para que eles se sintam agradecidos e motivados, sem grandes exageros.

1.4 TRANSMARKETING

O transmarketing está ligado com as forças do ambiente internos, ou seja, suas perspectivas, que têm como objetivo de estudos os aspectos internos, desenvolvendo um estilo inerente de encarar os negócios, e não somente de reagir timidamente aos embates ocasionados pelas mudanças externas.

Algumas organizações, por exemplo, são regularmente agressivas, criando novas tecnologias e explorando novos mercados; outras percebem o mundo como determinado e estável, e então se acomodam em segmentos já estabelecidos e constroem barreiras protetoras, apoiando-se mais na influência política do que na eficiência econômica.

Sejam quais forem essas particularidades são compartilhadas igualmente por todos, dirigentes e funcionários, na companhia. Por meio de suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com