TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Por:   •  24/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.763 Palavras (8 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 8

 

Disciplinas 

  1. Metodologia Científica
  2. Ecologia e Sustentabilidade
  3. Estatística Aplicada à Biologia
  4. Evolução e Paleontologia
  5. Seminário da Prática VII
  6. Projeto de Ensino em Ciências e Biologia

Semestre:  6º Flex / 7º

Professores

 

Vinícius P Rincão, Tiago H S Garbim, Kenia Zanetti Molinari, Gabriel

Marcos D de Souza, Maurilio C B Bergamo, Andréia de F Zompero, Miguel Ferreira Junior

 

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO  

 

Caro Aluno:  

A Produção Textual Interdisciplinar tem o propósito de integrar conteúdos e saberes das disciplinas ofertadas no semestre, tendo o objetivo de refletir sobre  os conteúdos de cada área do conhecimento, possibilitando uma compreensão do todo. Assim sugerimos uma atividade que, ao ser desenvolvida, deverá intermediar o eixo  integrador do semestre.  

 

Eixo integrador: Estudos evolutivos e ecológicos.  

 

PROPOSTA DE TRABALHO  

Objetivo:

  • Baseado nos conhecimentos adquiridos com as disciplinas, analisar um cladograma que mostra as relações evolutivas dos animais vertebrados e concluir os aspectos envolvidos nessas relações que são trabalhados nas disciplinas de nosso semestre. Analisem os pontos presentes nas orientações para a execução do trabalho e trabalhem em grupo, discutindo, refletindo e tirando conclusões produtivas acerca do caso que será analisado.

 

 

 

 

 

 

 

CONTEXTUALIZAÇÃO

Charles Robert Darwin nasceu em Shrewsbury, Inglaterra, em 12 de fevereiro

de 1809. Filho de uma família tradicional, desde pequeno ele parece ter mostrado inclinação pela natureza e pela ciência. Em 1925 foi estudar medicina em Edimburgo. Lá conheceu o zoólogo Robert Edmond Grant (1793 – 1874), que acabou se tornando seu mentor. Grant afirmava claramente a sua crença de que as espécies descendiam de outras, tendo-se aperfeiçoado à medida que iam sofrendo novas modificações.  

Em 1831, depois de ter abandonado o curso de medicina e ido estudar na Universidade de Cambridge, surgiu a oportunidade de Darwin, pois um certo capitão chamado Robert FitzRoy precisava de um indivíduo de família tradicional que pudesse bancar as suas próprias despesas e que o acompanhasse em uma longa viagem ao redor do mundo, em seu navio de levantamento marinho, o H.M.S. Beagle. Henslow então recomendou Darwin como naturalista desta expedição.  

O Beagle partiu de Plymouth em 27 de dezembro de 1831, retornando em 2 de outubro de 1836. Essa viagem, que durou quase 5 anos, navegou o mundo, percorrendo regiões tais como a costa atlântica e pacífica da América do Sul, algumas ilhas do Pacífico, Austrália etc. Em sua viagem, Darwin presenciou terremotos, encontrou fósseis de animais gigantes extintos e de animais marinhos a milhares de metros acima do nível do mar, notou a existência de um padrão de distribuição das espécies nas diferentes regiões do planeta, visitou ilhas vulcânicas, como as do arquipélago de Galápagos, dentre outras coisas. Parece pouco, mas isso tudo acabou provocando uma mudança significativa na sua forma de enxergar a natureza. 

Quando voltou de sua expedição, Darwin enviou os fósseis e os espécimes coletados durante a sua viagem para diferentes especialistas. Tempos depois, as respostas destas análises começaram a chegar. Foram essas respostas que instigaram Darwin a pensar na possibilidade de evolução das espécies. O ornitólogo John Gould (1804 – 1881) ficou encarregado dos espécimes de aves coletados em Galápagos. Para Darwin, devido as diferenças contrastantes nos formatos de seus bicos, esses animais deveriam pertencer a espécies muito distintas. Inclusive, ele supunha que várias espécies delas tivessem chegado a Galápagos a partir da América do Sul. Mas para sua surpresa, de acordo com Gould, embora tivessem bicos diferentes, as aves coletadas por Darwin eram todos tentilhões. Darwin começou a se perguntar por que existiriam tanta variação nessas aves em ilhas tão próximas e tão semelhantes? Ele então hipotetizou que, no passado, uma pequena população de pássaros deve ter colonizado Galápagos a partir do continente sul-americano. Essas populações se expandiram nesse novo habitat e, subsequentemente, as subpopulações foram colonizando as outras ilhas. Com o isolamento físico entre essas subpopulações, elas divergiram o bastante para se tornarem espécies distintas. Para Darwin, as semelhanças morfológicas e a distribuição de espécies relacionadas nas diferentes ilhas deveria ser então consequência lógica de uma descendência com modificação. Isso também poderia ter acontecido com as outras espécies de animais habitantes dessas ilhas, tais como as tartarugas, iguanas e plantas. Talvez eles não tivessem sido criados em sua forma atual, mas sim, tivessem evoluído!  

No início de 1800, graças a Richard Owen e a Georges Cuvier, ocorreu o desenvolvimento da anatomia comparada e do conceito de homologia para o padrão de construção e posição de ossos e tecidos dos vertebrados. Além disso, nesse mesmo período, o francês Jean Louis Rodolphe Agassiz (1807–1873) havia feito observações sobre a similaridade entre os embriões de vertebrados, desde peixes até humanos, principalmente nos estágios iniciais de desenvolvimento. Para esses pesquisadores, essa homologia era devido ao compartilhamento dos mesmos padrões de desenvolvimento. Fósseis de organismos marinhos haviam sido descobertos nos Andes da América do Sul, nos Alpes Europeus, no Grande Canion Americano etc – ou seja, em regiões não mais banhadas pelos oceanos. Isso indicava que a crosta Terrestre sofrera modificações drásticas ao longo do tempo. Darwin mesmo havia presenciado tais descobertas em sua viagem no Beagle.  

 

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

  1. Formem um grupo de 02 a 07 integrantes;
  2. De acordo com as informações presentes no item “Contextualização” e nas informações que vocês já acumularam nas disciplinas do semestre, analisem os tópicos que seguem, eles auxiliarão vocês em sua produção textual:
  • Escolha dois grupos de vertebrados (anfíbios, répteis, aves ou mamíferos) presentes no cladograma abaixo:

[pic 2] 

Fonte: http://br.herpeto.org/wp-content/uploads/Somostodosaves.jpg 

 

  • Descreva 5 (cinco) características ecológicas (nicho ecológico) dos grupos selecionados pelo grupo.
  • Estabeleça a relação evolutiva realizando a comparação entre dois grupos e apontando as evidencias paleontológicas (registros fosseis) descobertas.
  • Após o desenvolvimento do seu texto, construam uma tabela de acordo com o modelo abaixo, contendo a era analisada, o período, a característica observada e os grupos de animais vertebrados escolhidos (I e II). Acompanhe um modelo:  

 

Tabela de Eventos Evolutivos:

Era

Período

Característica observada

Grupo I

Grupo II

Mesozóica

Jurássico

Surgimento da pena primitiva

Presente

Ausente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Grupo I = Aves; Grupo II = Répteis

 

 

OBSERVAÇÃO: As informações preenchidas na tabela acima servem apenas como um modelo para a elaboração de seu trabalho.

 

 Lembrem-se que as informações da tabela devem estar presentes no seu texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (911.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com