TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS: REALIDADE E SUGESTÕES

Por:   •  19/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Laureate International Universities

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS: REALIDADE E SUGESTÕES

ALUNOS: Barbara Rodrigues; Carolina Bortolli; Francesco Innocenti;

Gilberto Junior; Nátali Novelli; Nathan Cogliatti

PROFESSORA: Patrícia Tavoloni Gentili

DISCIPLINAS: Agressão e Proteção Ambiental 

SÃO PAULO

Estado de São Paulo – Brasil

APÊNDICE

RESUMO ___________________________________________________

I. INTRODUÇÃO _______________________________________________

II. OBJETIVOS ________________________________________________

III. PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE ___________________________

IV. DESENVOLVIMENTO ECONOMICO ____________________________

V. SERVIÇOS DE URBANIZAÇÃO ________________________________

VI. Conclusão _________________________________________________

VII. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS _____________________________

RESUMO

Visita técnica à praia de Cibrael- Itanhaem, SP. Na data 24 de outubro de 2015, no período da manhã, com a maré em seu ponto mais baixo. Afim de estudarmos animais invertebrados, algas marinhas e práticas sustentáveis na praia.

  1. Introdução

O município de Itanhaém é uma área muito rica em biodiversidade de fauna e flora, sendo considerado muitas vezes como a Amazônia Paulista.

Com toda essa gama de variedades o município apresenta projetos alternativos de manejo agro-pecuário, recuperação da Mata Ciliar do Rio Branco, gestão de resíduos sólidos urbanos, limpeza de rios e algumas possibilidades de ecoturismo.

  1.  Objetivos

O objetivo do projeto de Práticas Sustentáveis de Itanhaém é expor as ações de sustentabilidade, a legislação e os projetos de proteção ambiental do município, para depois apresentar uma discussão e possíveis sugestões de melhoramento dessas práticas.

  1. Planejamento e meio ambiente

A secretaria de Planejamento e Meio Ambiente do município de Itanhaém tem as seguintes atribuições: formular políticas, diretrizes e ações para o desenvolvimento urbanístico e ambiental do Município; propor programas e projetos para a implementação das diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado - PDDI; proceder a estudos para a revisão e avaliação periódica do PDDI, ajustando-o à evolução do Município; propor normas referentes à legislação de zoneamento, parcelamento, uso e ocupação do solo; planejar, coordenar e executar políticas, diretrizes e ações que visem à proteção, recuperação, conservação e melhoria da qualidade ambiental do Município; coordenar o sistema de gestão ambiental para execução da política de meio ambiente do Município; planejar e coordenar os estudos, diretrizes e ações relacionados à formulação e execução da política de saneamento ambiental.

         3.1 Manguezal

Dá-se o nome de Manguezal às regiões costeiras com características de sistema vegetal, no espaço de transição entre as zonas estuarinas e lagunares, geralmente sujeitas à inundações devido à atuação das marés. Nesta região ocorre a mistura das águas dos rios e mar. Composto de matéria orgânica com argila ou similar, formando um solo oxigenado e pouco compacto. O Estado de São Paulo tem mais de 240 km² de manguezal. No passado, a extensão dos manguezais brasileiros era muito maior: muitos portos, indústrias, loteamentos e rodovias costeiras foram desenvolvidos em áreas de manguezal.

O manguezal foi sempre considerado um ambiente pouco atrativo e menosprezado, embora sua importância econômica e social seja muito grande. No passado, estas manifestações de aversão eram justificadas, pois a presença do mangue estava intimamente associada à febre amarela e à malária. Embora estas enfermidades já tenham sido controladas, a atitude negativa em relação a este ecossistema perdura em expressões populares onde a palavra mangue, infelizmente, adquiriu o sentido de desordem, sujeira ou local suspeito. Ao contrário de outras florestas, os manguezais não são muito ricos em espécies, porém, destacam-se pela grande abundância das populações que neles vivem. Por isso podem ser considerados um dos mais produtivos ambientes naturais do Brasil. A destruição gratuita, a poluição doméstica e química das águas, derramamentos de petróleo e aterros mal planejados, são os grandes inimigos do manguezal.

Os manguezais são importantes porque desempenham importante papel como exportadores de matéria orgânica para o estuário, contribuindo para produtividade primária na zona costeira. É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico. Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar. Sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno. A vegetação de mangue serve para fixar as terras, impedindo assim a erosão e ao mesmo tempo estabilizando a costa. As raízes do mangue funcionam como filtros na retenção dos sedimentos.

Embora protegido por lei, o manguezal ainda sofre com a destruição gratuita, poluição doméstica e química das águas, derramamentos de petróleo e aterros mal planejados.

           3.2 Rio Itanhaém

O ecossistema estuarino, que abrange todo o ambiente alimentado pelas águas salobras do encontro do rio com o mar e o manguezal situado nas suas margens, é considerado, como berçário de animais marinhos pela sua alta produção de plâncton (microalgas e pequenos organismos animais), que é a base da cadeia alimentar marinha. No município de Itanhaém, cujo território é de 599,017km2, encontra-se mais de 300km2 de Mata Atlântica preservada, entre florestas da Serra do Mar, Mata de Restinga e Manguezais. A maior parte destas florestas encontram-se inseridas no Parque Estadual da Serra do Mar. Dos restantes 299,00km2, cerca de 160km2 pertencem às áreas urbana e de expansão urbana onde existem vestígios de restinga e áreas de mangue significativas e nos 120km2 inseridos no vale dos Rios Preto e Branco, encontram-se áreas contínuas de restinga e mata em bom estado de continuidade e preservação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com