TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Em Saúde

Exames: Planejamento Em Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução:

Planejamento em Saúde têm por definição “o processo que consiste em desenhar, executar, acompanhar e avaliar um conjunto de propostas de ação com vistas à intervenção sobre um determinado recorte de realidade. Trata-se, também, de um instrumento de racionalização das ações no setor de saúde, realizada por atores sociais, orientada por um propósito de manter ou modificar uma determinada situação de saúde.

Nesse sentido, para realizar um planejamento para melhoria da saúde é necessário criar estratégias e expectativas. A partir daí, determinar os danos que o planejamento possa causar, identificar as causas, medir a eficácia de intervenções existentes, determinar eficácia, implementar as intervenções, monitorar as atividades e medir o progresso.

É válido ressaltar que seria necessário analisar a transparência e focar nas prioridades do planejamento, e seguindo os princípios de epidemiologia é possível alcançar o objetivo esperado.

Análise da cidade:

 Habitantes: 200 mil habitantes

 CEO (Centro de Especialidades Odontológicas): o 5 em crianças de 5 anos

 CPO-d(Índice Odontológico que tem por objetivo a contabilização de dentes Cariados, Perdidos e Restaurados (Obturados)): 6,2 em crianças de 12 anos

 Numero de desempregados:

 Saneamento básico: 78%

 Edentulos totais ou parciais : 80% dos indivíduos acima de 60 anos

 Número de USB( Unidade de Saúde Humana): 5

 Universidade Federal: 1

 Universidade Particular: 1

 Numero de profissionais de saúde: 150

Profissionais Quantidade

Agente Comunitário de Saúde 50

Enfermeiros 20

Tecnicos de enfermagem 20

Técnico em Saúde Bucal 20

Auxilar em Saúde Bucal 20

Médicos 10

Cirurgião Dentista 10

Determinar os problemas:

 alta taxa de edentulismo entre os idosos

 alto índice de caries entre crianças e adolescentes (CPO-D e ceo-D)

 nível não ideal de saneamento básico.

Traçar o objetivo:

Redução das taxas de edentulismo, COP-d e ceo-d além da melhoria do saneamento básico.

Ações:

Campanhas de prevenção, campanhas nas escolas sobre saúde bucal e higiene básica, investir obras em saneamento.

 Contratação : 5 técnicos em enfermagem, 5 enfermeiros, 5 ABSs, 5 TSBs. Irão trabalhar nas unidades de saúde, distribuídas nos quatro setores da cidade de acordo com a necessidade de cada zona(sul, norte, leste e oeste).

 Realização de projetos no tratamento da água e esgoto: Como o saneamento básico é 78% não sendo considerado como ideal, haverá investimentos no tratamento da água e esgoto. E implantação de fluoretação na água.

Monitoramento: Serão analisados após 60 dias, dados da situação da saúde da população. Para fazer um comparação de quanto melhorou a saúde da população.

 Realização de uma campanha de conscientização acerca de higiene pessoal:

Será desenvolvida nas Ubs uma campanha de educação em saúde, através de: panfletagem , cartaz e palestras com os agente comunitário de saúde. Nesse sentido a população receberá informações quanto a necessidade de adquirir uma higiene pessoal.

Monitoramento: A partir daí depois de 15 dias de campanha nas ubs, deveríamos estender para as casas das famílias, fazendo acompanhamento do grupo familiar.

 Realização de uma campanha de escovação para adolescentes e crianças:

Serão realizadas ações nas escolas municipais da cidade; duas vezes ao ano uma no mês de Abril e em Agosto. As ações de visita nas escolas serão realizadas pelas ABSs executando uma visita semanal na escola para acompanhar o desenvolvimento e progresso da campanha.

Na primeira visita às escolas deve se explicar as crianças e adolescentes a importância da higiene bucal e como serão visitados durante a campanha assim como a coleta de dados sobre suas condições bucais e seu progresso ou regresso, como juntamente com coleta de dados sobre a condição inicial de cada estudante e do cpo-d e ceo encontrados na escola .Os dados encontrados serão comparados como previa do resultado da campanha e medida de intervenção a cada três meses até o final do ano letivo na escola.

Monitoramento: A cada visita os profissionais de saúde bucal eles fazem uma avaliação. Nesse caso serão analisados a primeira visita e será feita uma comparação com a segunda visita.

 Realização de uma campanha de escovação para idosos e edentulos:

Realização de pronto atendimento nos bairros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com