TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estaratégico

Artigos Científicos: Planejamento Estaratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

Comportamento de consumo

O profissional de planejamento tem a obrigação entender o comportamento do consumidor da marca ou marcas com as quais estou trabalhando. Precisa ser apaixonado por esse entendimento e acreditar a cada dia mais que está ai o grande diferencial estratégico: entender o que se passa dentro da cabeça do ser humano e como conseguir convencê-lo de que a sua marca é melhor do que a concorrente.

Entender a cabeça do ser humano é algo incrível, porém muito mais complexo do que se parece. Como sempre digo em aula, conceito roubado do mestre Araken Leão (com quem muito aprendi sobre estratégias digitais) hoje o perfil do internauta é o esquizofrênico: Somos várias pessoas, em várias horas, em vários momentos. No mesmo dia! Podemos ir ao shopping felizes para fazer uma compra, demorar 20 minutos para estacionar o carro e descer do mesmo extremamente bravo a ponto disso influenciar a compra. Uma compra irritada tende a ter arrependimento e as pessoas ficaram arrependidas de comprar na sua marca e não porque elas estavam mal. Uma pesquisa da Navegg analisou quem é – no geral – o perfil do e-consumidor. Classificou em 2 grupos, separados por homens e mulheres. Dentro desse grupo, classificou em 3 subgrupos separados por idade. Vale lembrar que vários sites não vendem online, porém vendem! Não errei a frase não, só quis dizer que o site pode não ser um e-commerce, pode ser institucional – por exemplo – mas ele vende. Estudos provam que as pessoas cada vez mais estão comparando e pesquisando online para comprar na loja física. Cabe ao profissional de planejamento entender o que ele pesquisa e o que o convence a comprar. E apostar sua estratégia nesse quesito. Ouça a sua intuição também, as vezes, ela fala mais do que uma pesquisa.

Pesquisa feita com pessoas que tem intenção de fazer alguma compra online. Reforçando que devemos entender 2 fatores muito importantes: Quem é o perfil do público que se relaciona com a sua marca. Sexo, idade e classe social há tempos não é mais perfil de público-alvo, pois é preciso entender cada vez mais quem é essa pessoa e o momento em que ela está. Vamos aprofundar o perfil desse público.

Segundo a Navegg, telefonia celular está, dentro do público pesquisado, o campeão de buscas. Isso mostra uma tendência de ser o produto mais comprado online em um futuro próximo, mas não é uma certeza, pois pesquisar não significa efetivamente comprar. Automóveis, Livros, Informática e Artigos para casa estão entre os produtos mais buscados, na sequencia (nessa ordem) após os aparelhos celulares.

O conteúdo que as pessoas lêem está diretamente ligado ao que as mesmas tem a intenção de comprar, por isso, a geração de conteúdo é muito importante para ampliar vendas. Segundo a pesquisa, pessoas que entram em sites sobre carros tem até 17 vezes mais intenção de compra de um automóvel. Esse dado é fundamental pois ajuda a defender o conteúdo relevante e exclusivo que os sites – sejam e-commerces ou não – precisam ter para ampliar as vendas de produtos. Está ai um dado que pode ser transformado em uma estratégia online.

O perfil do e-consumidor masculino é: Homens, classe AB 25 a 34 anos; em seguida são homens da mesma faixa etária, porém da classe C. Homens, 18 a 24 anos, classe AB representam a 3ª fatia do bolo da pesquisa com pessoas interessadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com