TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula: Meio ambiente e Sustentabilidade PORTFÓLIO - CICLO 2

Por:   •  19/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO

Mônica Ehrhardt

8121243

Fundamentos e Métodos do Ensino da Biodiversidade

PORTFÓLIO - CICLO 2

Rondonópolis, MT

2021

ATIVIDADE

RESUMO CRÍTICO DO ARTIGO: "MAS DE QUE TE SERVE SABER BOTÂNICA?"

Na atualidade, grande parte das pessoas que passam pelos ensinos fundamental e médio vê a botânica de modo diferente. Ela é encarada como matéria escolar árida, entediante e fora do contexto moderno. Se perguntássemos a alguém se o aprendizado de botânica é necessário, a resposta possivelmente seria algo parecido com o título deste artigo, “Mas de que te serve saber botânica? ”.

Não só nas escolas, como também nos meios de comunicação e no nosso dia a dia, pouca atenção damos às plantas. Tal comportamento tem-se denominado negligência botânica. Nós interpretamos as plantas como elementos estáticos, compondo um plano de fundo, um cenário, diante do qual se movem os animais. Em suma, nos tornamos portadores do que se denominou cegueira botânica. Esse ciclo vicioso tem demonstrado consequências no ensino da Biologia no Brasil, tendo professores com formação insuficiente em botânica e incapacitados de nutrir entusiasmo em seus alunos.

Contudo, ao pensar em como interromper este triste ciclo, muitos optam por eliminar o ensino da botânica dos currículos escolares, o que seria um grande erro, já que com essa atitude não se cura a ignorância da sociedade quanto a flora que dispõem na região em que habitam e como utilizá-la. Malgrado da possibilidade de os docentes despertarem a curiosidade e a atenção de seus alunos através de práticas simples (manuseio de plantas, por exemplo), poucos adotam essas técnicas, tornando o estudo dos conteúdos cansativos e desinteressantes.

Ainda que recorramos para a importância financeira, nota-se que a população conhece apenas aquelas espécies encontradas nas prateleiras do supermercado, já colhidas e embaladas para consumo, sem conhecerem a fundo suas principais características e infinitas possibilidades de uso. Do mesmo modo se percebe um descaso quanto aos seus valores culturais, outrora herdada do conhecimento indígena, que nos ensina a diferenciar plantas comestíveis das plantas tóxicas, além daquelas que podem ser utilizadas na Medicina.

Um bocado de instituições de ensino de nível infantil e fundamental tentam sanar essas carências introduzindo na rotina escolar a criação de hortas e pomares, para que desde cedo os alunos possam entender a importância da Biologia Vegetal. Nessa fase inicial da vida, em que também se constrói o senso de cidadania, devemos ter cuidado com o bombardeio zoocentrismo explorado pela mídia e podar as informações de maneira em que os discentes entendam o ecossistema como um todo, em que cada ser e elemento se complementam.  


REFERÊNCIAS

SALATINO, Antonio; BUCKERIDGE, Marcos. “ Mas de que te serve saber botânica? ”. Estudos Avançados 30 (87), 2016. Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo – SP, Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com