TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparo De Solução Tampão

Dissertações: Preparo De Solução Tampão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/8/2014  •  1.993 Palavras (8 Páginas)  •  3.694 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Curso: Bacharelado em Agronomia

DISCIPLINA: Bioquímica

TURMA: G1

PROFESSORA

Prática 1: Preparação de Solução Tampão de Fosfato de Potássio

Acadêmico:

Limoeiro do Norte – CE

1- Fundamentação Teórica:

A solução tamponante surgiu de estudos bioquímicos e da necessidade do controle do pH em diversos aspectos da pesquisa biológica, como por exemplo, em estudos com enzimas que têm sua atividade e função muito sensível a variações de pH. Hoje, o conceito de tampão é aplicado nas diversas áreas do conhecimento, muitas pesquisas necessitam de soluções tampão, que são utilizadas para lavar as células e permitir que elas realizem reações químicas. Bioquímicos utilizam tampões devido às propriedades de qualquer sistema biológico ser dependente do pH, além disso, em química analítica, o controle adequado do pH pode ser essencial na determinação das extensões de reações. Portanto, uma solução tamponada resiste a mudanças de pH quando ácidos ou bases são adicionados, ou quando uma diluição ocorre.

Assim, uma solução tampão pode ser composta de um ácido fraco e sua base conjugada, ou também uma base fraca e seu respectivo par, um ácido conjugado.

Normalmente a solução padrão encontrada em muitos laboratórios é a solução tampão de fosfato de potássio, que é feita através da combinação do fosfato e do potássio com a água e ele ocorre em várias formas: monobásica (KH2PO4), dibásica (K2HPO4) e tribásica (K3PO4). Tampões fosfato de potássio neutros podem ser preparados misturando as formas monobásica e dibásica em diferentes proporções, dependendo do pH desejado. Esses tampões são muito utilizados para diversas aplicações e como acontece com qualquer solução tampão, o segredo é saber as quantidades corretas de cada ingrediente para que sua solução de trabalho tenha a concentração adequada.

2 – Objetivo do Experimento:

Preparar solução tampão de fosfato e testar sua eficiência.

3 – Procedimento Experimental:

Calculou-se a massa de fosfato de potássio dibásico para preparar 100ml de solução com a concentração 0,2mol/L. O fosfato de potássio dibásico necessário foi pesado e, num balão volumétrico, foi dissolvido com 100ml de água destilada.

Em uma proveta, juntou-se 50ml da solução de fosfato de potássio dibásico(K2HPO4) à 50 ml da solução de fosfato de potássio monobásico (KH2PO4) com concentração de 0,2mol/L, preparada por outra equipe.

Para testar a eficiência da solução tampão, foram colocados 5ml da solução em dois tubos de ensaio e em outros dois tubos colocou-se 5ml de água destilada. Utilizando-se do papel tornassol, mediu-se o pH da solução e da água destilada contidas nos tubos. Comparou-se e anotou-se os resultados. A seguir, adicionou-se 5 gotas de HCl a um dos tubos contendo água destilada e 5 gotas de NaOH ao outro. Agitou-se e mediu-se o pH. Adicionou-se 5 gotas de HCl a um dos tubos contendo solução tampão e 5 gotas de NaOH no outro. Os tubos foram agitados e tornou-se a medir o pH com o papel. Os resultados foram comparados.

4 – Resultados e Discussões:

4.1 – Preparação da solução tampão:

No preparo da solução tampão foram utilizadas soluções de fosfato de potássio monobásico(KH2PO4) e dibásico(K2HPO4). Para se obter a concentração adequada de K2HPO4 0,2mol/L foram realizados os cálculos a seguir, e descobriu-se que a massa necessária é 3,48g.

Fórmula para determinação de gramas de K2HPO4 a adicionar:

concentração desejada = massa necessária =

Mmol x volume desejado

Onde:

M/mol = 174,18 0,2 = m = 3,48g

M = 0,2mol/L 174,18 /mol x 0,1L

V = 100ml ou 0,1L

m = ?

Obs: Não foi calculada a massa do KH2PO4 utilizada, pois esta solução foi preparada por outra equipe.

4.2 – Medição do pH:

Foi medido o pH da água e da solução tampão preparada, e pode-se observar que ambas tinham pH neutro. Ao se adicionar 5 gotas de NaOH, a água teve seu pH elevado para 11, tornando-se mais básica e a solução tampão permaneceu neutra, pois não sofreu alteração. Quando foi adicionado o ácido HCl, a água teve seu pH alterado para 6, ficando mais ácida, enquanto a solução tampão permaneceu inalterada. Os resultados podem ser melhor visualizados no gráfico1 e nas figuras abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com