TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparo de soluções

Por:   •  25/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório  da aula prática de medidas de massa e volume em laboratório e preparo de soluções

1.Introdução

Nesta aula de métodos e técnicas  laboratoriais  aprendemos a pesar precisamente medidas de massa, a converter medidas de volumes e a preparar soluções corretamente.

1.1.Medida de massa

A pesagem é muito comum para análise.É  importante saber a massa precisa de determinada amostra, pois uma pesagem incorreta pode destruir todo um trabalho de preparo de soluções. A pesagem é empregada para medida de massa de amostras, padrões ou substâncias para o preparo de soluções, precipitados, em determinação de umidade, dentre outros. Deve- se escolher a balança de acordo com a precisão de medida do seu trabalho.Existe as balanças analíticas e as semi-analiticas, em análises químicas recomenda-se mais a balança analítica.

1.2  Medida de volume

 A medida precisa de volume é tão importante em muitos métodos analíticos quanto  a medida de massa. A unidade de volume é o litro (L), definido como um decímetro cúbico. O mililitro (mL) [1/1000 (10-3 ) do L] e o microlitro (µL) [1/1.000.000 (10-6 )] são medidas de volumes bastante usadas em laboratórios.  

1.3 Preparo de soluções

A solução é  uma mistura homogênea, composta por dois ou mais componentes. Para o estudo em sistemas biológicos, as soluções mais empregadas são as soluções líquidas aquosas (ou simplesmente soluções aquosas), nas quais o solvente é a água. Uma solução líquida consiste de duas partes: o material que foi dissolvido (soluto) e um material líquido no qual este foi dissolvido (solvente). A quantidade de soluto (em massa ou moles) contida no volume da solução, ou seja, a concentração da solução pode ser expressa por diferentes unidades de concentração. As mais utilizadas são: mol/l, g/ml, ppm, % (m/v). Essas unidades descrevem de forma quantitativa a composição de uma solução.

2.Objetivos da prática

.Manusear a balança analítica 

.Manusear vidrarias

. Preparar uma solução de cloreto de sódio a 0,15 M (soro fisiológico) e uma de glicose a 2 %.

3.Materiais utilizados

. Béquer

. Balão volumétrico 100ml

. Pisseta

. Espátula (para retirar o sal)

. Bandeja de plástico (usada na pesagem)

. Agitador magnético

. Balança de precisão

. Água

. Cloreto de sódio

.  Pescadores e barras magnéticas.

4. Procedimentos

Tinha que se preparar uma  de 200 ml de  uma solução fisiológica  de cloreto de sódio de 0,15 M e calcular a concentração da solução em porcentagem. Para a preparação da solução precisava-se pesar o soluto, o sal. Foi usado o seguinte calculo:

200 ml de NaCl= 0.2 L, PM=58.44, M=0.15

0.15=MG / 58.44 X 0.2 L

0.15=MG/11.68

MG= 1.7532 g

Descoberta as gramas que se precisava de sal para solução, fui pro próximo passo: a pesagem. Primeiro coloquei  a bandeja na balança de precisão  e a tarei, para não interferir o peso dela na pesagem do sal, depois eu peguei a espátula e retirei cuidadosamente  o sal do deposito e pesei as 1.7532 gramas. Após esse passo coloquei o sal  em um béquer e misturei com água e mexi  um pouco para dissolver, para que ele ficasse uma mistura homogênea e bem dissolvido eu usei o agitador magnético. Coloquei o béquer em cima dele,depois o liguei cuidadosamente na velocidade 5 e coloquei uma barra magnética, quando a mistura já estava bem dissolvida eu tirei o agitador magnético com o pescador. Logo após coloquei  a solução no balão volumetrico de 100 ml e para completar a mistura adicionei água com uma pisseta cuidadosamente até a linha em que se completa o volume e daí estava pronta a mistura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com