TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Presença de Microrganismos no Ambiente

Por:   •  18/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  1.855 Visualizações

Página 1 de 8

Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal Ensino Fundamental, Médio e Técnico.

Técnico em Farmácia 1º Semestre

Fernanda Lopes Bonfante

Lillian Karen da Silva

Mayla Gabrielle da Silva

Rafael de Paula Martins Nº30

Presença de Microrganismos no Ambiente

Maringá

                                                             2015

TÍTULO: Coleta de Microrganismos no Ambiente

OBJETIVO:

Mostrar a diversidade de culturas microbianas existentes no ambiente e familiarizar-se com o preparo de meios de cultura.


INTRODUÇÃO

Microrganismo é o nome dado a todos os organismos compostos por uma única célula e que não podem ser vistos a olho nu, sendo visíveis apenas com o auxílio de um microscópio. Estes seres diminutos podem ser encontrados no ar, no solo, e, inclusive, no homem. Podem estar reunidos organismos pertencentes aos mais diversos grupos, como, por exemplo, vírus, bactérias, fungos unicelulares e protistas. A área que estuda esses pequenos organismos é chamada de microbiologia. Muitas vezes, o termo é associado à transmissão de doenças. No entanto, nem todos os microrganismos são patogênicos, existindo até mesmo aqueles que são benéficos à saúde humana, como é o caso das bactérias da flora intestinal. Os microrganismos, tal como outros organismos vivos, necessitam obter os nutrientes apropriados do seu meio ambiente. Assim, se quisermos cultivar e manter microrganismos vivos em laboratório, necessitamos coloca-los em meios de cultura contendo os nutrientes apropriados para o seu crescimento. Além dos nutrientes é necessário também que as condições de oxigênio, PH e pressão osmótica sejam adequadas ao crescimento desses microrganismos. Na preparação dos meios e na manutenção das culturas de microrganismos é importante observar as condições necessárias de assepsia, de modo que se evitem contaminações com outros microrganismos. Os meios de cultura dividem-se primeiramente em meios sólidos, aqueles que contêm ágar, e meios líquidos, sem ágar. Ambos os meios são preparados com água destilada, aquecidos até que se dissolvam completamente e posteriormente esterilizados por autoclavagem a 120º C. Nos meios sólidos o crescimento para por exaustão de nutrientes, devendo realizar-se a transferência de colônias para novo meio. No entanto estes meios permitem a individualização das mesmas. Os meios líquidos permitem melhor difusão de metabólitos, mas não o isolamento delas. O crescimento de bactérias, em um meio líquido, identifica-se por turvação do meio, formação de uma película na sua superfície, ou aparecimento de sedimento, enquanto que num meio sólido essa característica é conveniente para isolamento de colônias de bactérias. As colônias de diferentes espécies de bactérias diferem no tamanho, forma, textura e cor. Após a incubação e havendo crescimento devemos observar sua forma, os seus bordos e a cor.


MATERIAIS
  • Placas de Petri
  • Erlenmeyer
  • Papel Craft
  • Tesoura
  • Barbante
  • Fita Crepe
  • Rodilhão
  • Autoclave
  • Bécker
  • Balança
  • Meio de Cultura
  • Lamparina

MÉTODOS

- Preparo do meio de cultura (Equipe 01) [Receita para 1 Litro]

  • 39gr. de meio de cultura
  • 1L de H2O destilada
  • 3gr de ágar bacteriológico

- Processo de Autoclavagem

Pegou-se nove placas de petri para serem preparadas e autoclavadas; As placas devem ser embaladas para diminuição de propagação de microrganismos;¹ devem ser colocadas em trios, com no máximo seis placas – a não ser quando se tem grande experiência que coloca-se, então, dez placas Para embalar, abriu-se o papel craft e embrulhou-se  as placas como um presente.  Depois de embaladas, com barbante fez-se uma amarração firme e para isso o barbante foi colocado na mesa, esticado, e a parte aberta do pacote em cima do mesmo. Para amarrar, é preciso virar o pacote para cima, dar um nó, trazer o barbante para o meio de uma das placas, girar duas vezes, virar novamente a embalagem, mais um nó, também girar mais duas vezes e assim, sucessivamente, até que todo o pacote esteja firmemente amarrado, com as placas imobilizadas quando se manusear a embalagem.

- Preparação do Meio de Cultura

Pegou-se 1L de H2O destilada no barrilhete com o bécker de plástico. Aferiu-se na proveta², depois a água foi colocada no bécker; então o meio de cultura foi levado para ser pesado. A receita para sua preparação está, normalmente, no frasco do produto.
Primeiramente é necessário que a balança seja ligada para que dê tempo dela se estabilizar. Então, separou-se dois beckers; Pôs-se um na balança, e foi colocando o meio no Becker, até alcançar 39gr – se passar retire um pouco do meio. Com o outro Becker pese 3gr de ágar. É muito importante que preste atenção para não misturar as colheres de cada produto. Agora dissolveu-se o ágar e o meio no 1L de água do bécker grande (de plástico).

- Autoclavagem

A autoclave é como se fosse uma grande panela de pressão, e o processo de esterilização é a vapor. O equipamento indicará a quantidade de água que se deve inserir; dentro há uma marca que indica o nível de água. Deve-se sempre colocar água destilada, pois a cuba é de inox e os sais da água mineral oxidam a cuba. Quando a autoclave estiver ligada, com a temperatura e o tempo regulados, primeiro será tirado todo o oxigênio que há dentro, então vai começar aquecer até a temperatura pré-definida e só então, dar início a esterilização pelo tempo determinado. O cuidado com a mangueira é de extrema importância para que não tenha acidentes devido ao ar quente. Colocou-se a quantidade de H2O indicada no equipamento, na cuba, os materiais que seriam esterilizados – no caso, as placas de petri.³ Após a cuba ter sido colocada na autoclave, foi verificado se a mangueira de saída de ar quente estava dentro da pia, não apresentando risco a ninguém. Ligou-se a autoclave e a tampa foi fechada e lacrada.  A temperatura foi regulada para 20minutos.

- Envasamento do Meio de Cultura

Dividiu-se o 1L de meio de cultura que havia sido preparado em quatro erlenmeyers de 250ml, lembrando que foi necessário colocar na proveta 250ml, para aferição precisa, antes de dividir nos erlenmeyers. Após isso, embalou-se o erlenmeyer para Autoclavagem.

- Embalagem do erlenmeyer

Colocou-se o rodilhão no bico do erlenmeyer, então com papel craft, dobrou-se a base do papel, e o enrolou no bico do frasco. É preciso identificar onde está o rodilhão, para então dobrar o resto do papel, formando uma embalagem de presente no bico; após isso, amarrou-se o papel com barbante, e deu-se um lacinho, para depois de pronto, ficar fácil de abrir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (191.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com