TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRESENÇA DE MICRORGANISMOS NO AMBIENTE

Por:   •  21/6/2016  •  Seminário  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 6

COLÉGIO ESTADUAL DR. GASTÃO VIDIGAL

Primeiro Semestre Curso Técnico em Farmácia

Alessandra Vicentin n°3, Anderson de Sousa, Célia Alves n°6, Heloisa Palmieri n°17, Paula Ramos e Rosa da Silva.

PRESENÇA DE MICRORGANISMOS NO AMBIENTE

Maringá

2015

  1. INTRODUÇÃO.

Historicamente o desenvolvimento da microbiologia como ciência foi fortemente influenciado pela necessidade de conhecimento sobre microrganismos causadores de doenças no homem e outros animais. Microrganismo é o nome que se da a todos os organismos composto por uma única célula, os mesmos são só visualizados através do auxilio de microscópio. São seres vivos importantes para a manutenção e equilíbrio ecológico do planeta terra, podendo ser encontrados no ar, solo e inclusive seres humanos. Os microrganismos apesar de serem seres minúsculos não são todos iguais, se diferenciam no tamanho, formato, textura, cor, e modo de vida. Vivem na natureza como células isoladas ou agregada de células. Devido a sua relativa simplicidade morfológica e grande diversidade genética e metabólica os microrganismos se adaptam para viverem em habitats e condições diversas do planeta como em: Baixa concentrações de nutrientes, baixa atividade de água em ambiente desértico, extremos de temperatura, salinidade, lagos alcalinos, regiões polares. A existência e a diversidade de seres vivos no planeta estão intimamente ligado á diversidade e a atividade metabólica dos microrganismos.  

Quando falamos de microrganismos como as bactérias e fungos o que vem primeiramente em nosso pensamento são causadores de doenças como a meningite, micose, etc. Mas nem todos os microrganismos são patogênicos. Existem alguns microrganismos que são benéficos para o ser humano. Exemplos: as bactérias de nossa flora intestinal e a descoberta da penicilina através de experiências com os microrganismos.

Os meios de cultura são denominados o material nutriente, preparado no laboratório para o crescimento de microrganismos. A cultura são microrganismos que crescem e se multiplicam no meio de cultura. Para serem cultivados e mantidos vivos em laboratórios, os microrganismos além de nutrientes apropriados para o seu crescimento, também tem que haver um ambiente apropriado como oxigênio, assepsia, esterilizações entre outros fatores para que esses meios de cultura não sejam contaminados por outro microrganismo. Os meios de culturas dividem-se em preparações solidas, liquidas e semi solidas.

Meio de cultura solido aquele que contem Agar nutriente (AN), pois ele é um agente solidificante e poucos microrganismos podem degradar. Meio de cultura liquido sem a presença de Agar nutriente. Meio de cultura semissólido reduzido a quantidade de Agar nutriente.

Todos os meios de cultura são preparados a partir de água destilada, o ágar nutrientes tem que ser homogeneizado e levado ao banho maria ate ser completamente dissolvido e posteriormente por autoclavagem a 121°C. A câmara de parede dupla da autoclave é lavada com vapor fluente para remover todo o ar, porque se estiver ar a temperatura inteira se reduzira. A distribuição do material no inferior da autoclave deve garantir que o vapor atinja todo o material por igual, se o material sair úmido da autoclave indica falha, neste caso deve ser esterilizado novamente. Autoclave é um processo mais eficiente para destruir os microrganismos e os esporos.

O meio de cultura é um processo relativamente de fácil preparo e barato muito usado nos procedimentos laboratoriais de microbiologia.
Utilizados: Na analise de água, alimento e leite. Isolamento de organismo para cultura pura. Meio para cultivo preliminar das amostras submetidas a exames bacteriológicos. Uso mais frequente de conservação de culturas em temperatura ambiente, para os laboratórios que não dispõem de crioconservação.

        
   

2.  MATERIAIS.

  • Placa de Petri
  • Erlenmeyer
  • Papel Craft
  • Tesoura
  • Barbante
  • Fita crepe
  • Rodilhão
  • Autoclave
  • Becker
  • Balança
  • Meio de cultura
  • Lamparina á álcool

  1.  MÉTODOS.
  1. Preparo do Meio de cultura:

 Utilizou-se 1 litro de água destilada, pesou-se 3 gramas ágar e 39 gramas de meio de cultura, homogeneizou-se todos os produtos. Verteu-se em 4 erlenmeyer de 250 ml cada levou-se a banho maria para dissolução do gel. Vedou-se os erlenmeyer com um rodilhão, protegendo os mesmo com papel kraft e amarrou-se com barbante para que durante a autoclavagem não seja danificado os meios de cultura. Os meios de cultura são autoclavados a uma temperatura de 121°C por 20 minutos. Após a esterilização o ágar é deixado esfriar em temperatura ambiente.

  1. Esterilização das Placas de Petri:

Separar as placas de petri em grupos de 4 ou 5 embrulha-las em papel craft ou semelhante. Amarra-las com barbante. Dispor de maneira correta na autoclave para que seja esterilizada por igual.

  1. Manuseios dos meios de cultura:

Dissolver os meios de cultura no micro-ondas aproximadamente pro 8 minutos os mesmo na podem ferver. Utilizamos uma lamparina a álcool para criar uma zona de segurança ou de trabalho para os meios de cultura não seja contaminado por outros microrganismos no ambiente. Depois de desembrulhar as placas de Petri, para vertemos os meios de cultura dissolvidos fazemos este procedimento próximo a essa zona de segurança. Vertemos uma quantidade aproximada para cobrir o fundo da placa de Petri, o Erlenmeyer com os meios de cultura dever ser burrificado na chama antes de verter nas placas e tampados rapidamente o ágar se solidifica rapidamente em temperatura ambiente foram estocadas adequadamente sempre invertidas para que qualquer condensada, por ventura formada não se misture ao meio de cultura.

  1. Exposição das placas em diferentes ambientes:

Uma das placas contendo ágar nutrientes foi levada ao banheiro feminino no 2° andar, mantido aberto durante 20 minutos, com uma caneta retroprojetor a mesma foi identificada, anotando na sua tampa o nome do grupo responsável e o local onde a placa foi emposta. Outra placa com ágar foi levada ao pátio ficando aberto por 20 minutos também devidamente identificada com nome e local foi emposto. A 3° placa de Petri contendo ágar foi emposto no corredor próximo à escadaria 2° andar também devidamente identificada.          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com