TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios da segurança e higiene no trabalho

Por:   •  16/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão de Riscos em Saúde e Segurança no Trabalho

Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente de Trabalho

2016


Princípios da segurança e higiene no trabalho

[pic 1]

Preceitos da gestão de segurança ocupacional

Você viu um acidente de trabalho ou afastamento nunca afeta apenas o trabalhador: a empresa e a sociedade também saem prejudicadas. As empresas se conscientizaram acerca disso com o passar do tempo e, considerando também as exigências legais, passaram a buscar o controle dos riscos ocupacionais.

[pic 2]

Todo esse entendimento resultou na padronização do Sistema de Gestão da SST, uma metodologia criada em cada propriedade, com base nos seus objetivos e metas. O sistema faz, de forma contínua e gradual, as mudanças e adequações necessárias para o atendimento das exigências legais. Com essa metodologia, é possível decidir o que é necessário fazer, como fazer melhor, acompanhar o progresso dos objetivos estabelecidos, avaliar a forma como é feito e identificar áreas a serem aperfeiçoadas.


A prevenção de riscos começa com uma avaliação a partir de cinco etapas:

ETAPA 1

ETAPA 2

ETAPA 3

ETAPA 4

ETAPA 5

Identificar

Determinar

Avaliar os

Registrar os

Rever a

os riscos

quem pode

riscos e deci-

resultados e

avaliação e

ser afetado

dir que atitu-

implementá-

atualizá-la se

e como.

de adotar.

-los.

necessário.

Pense na seguinte situação: uma vasta agroindústria fica em um local distante dos grandes centros e precisa estocar enormes volumes de combustível. Ela certamente precisará de avaliações de risco mais complexas, e de uma maior mobilização de recursos e de competências, não é mesmo?

Um processo de avaliação pode ser facilmente adaptado a qualquer propriedade ou atividade, dependendo dos recursos disponíveis. Quanto maior o risco da atividade, maior a quantidade de recursos necessários para avaliação desses riscos.

Um outro conceito muito utilizado nos sistemas de gestão é o que se baseia no famoso ciclo de Deming ou ciclo PDCA, muito utilizado no desempenho e controle da qualidade de empresas.

[pic 3]


Quando falamos em Saúde e Segurança do Trabalho (SST), devemos entender essas quatro pa- lavras com significados bem específicos.

[pic 4]

Como você pode perceber, ao planejar a gestão da saúde e segurança do trabalho, inevitavelmente precisa-se fazer o planejamento das atividades do local de trabalho e, consequentemente, organizar ainda mais administração desse local.

Outra vantagem de um sistema em SST é o de organizar os treinamentos obrigatórios, dependendo de suas atividades. Um exemplo é o certificado de capacitação de prevenção de acidentes com agrotóxicos, exigido pela legislação para todos os trabalhadores expostos diretamente aos agrotóxicos, ou seja, quem faz a manipulação dos defensivos agrícolas.

Entenda, agora, a obrigatoriedade da implementação do sistema de gestão. PGSST – Programa de Gestão em Segurança e Saúde Rural ou PGSSMT – Programa de Gestão, Saúde e Meio Ambiente de Trabalho. Confira o quadro a seguir:

[pic 5]

[pic 6]

Ou seja, dentro daquele contexto de combate aos acidentes de trabalho, a lei atual prevê que o empregador realize avaliações de risco (como o ciclo PDCA) e, assim, cumpra requisitos quanto à prevenção de acidentes e à implementação de ações de segurança e saúde no ambiente de produção, incluindo aí realização de exames médicos e disponibilização de materiais de primeiros socorros.

[pic 7]

Fatores que formam a Higiene no Trabalho

A higiene do trabalho, ou higiene ocupacional, pode ser definida como a ciência que se dedica aos estudos dos ambientes de trabalho e à erradicação das doenças causadas por eles. Na definição do American Industrial Hygiene Association, é “[...] a ciência que trata da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos originados nos locais de trabalho e que podem prejudicar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, tendo em vista também o possível impacto nas comunidades vizinhas e no meio ambiente.”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (400.4 Kb)   docx (840.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com