TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Saude Doença

Casos: Processo Saude Doença. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 4

O PROCESSO SAÚDE-DOENÇA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE

Jorge Luiz Lima da Silva

No fim século XX e início XXI, há uma preocupação com uso de tecnologias, controle dos gastos e qualidade fatores que têm ganhado destaque. Surgiram novos conceitos envolvendo o processo de cuidado como acolhimento, acreditação hospitalar, humanização, e cuidado individualizado e integral dentre outros.

[...] é um processo social caracterizado pelas relações dos homens com a natureza (meio ambiente, espaço, território) e com outros homens (através do trabalho e das relações sociais, culturais e políticas) num determinado espaço geográfico e num determinado tempo histórico. (TANCREDI; BARRIOS; FERREIRA, 1998, p.29. A Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Ottawa, Canadá, em 1986, definiu a promoção à saúde: como o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo maior participação no controle desse processo. Para atingir um estado de completo bem-estar, os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente. Como então criar parâmetros para algo complexo como o fenômeno saúde? Três aspectos fundamentais referentes ao construto qualidade de vida foram obtidos através de um grupo de experts de diferentes culturas, com isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou 3 dimensões influentes: 1) subjetividade; 2) multidimensionalidade, 3) presença de dimensões positivas (p.ex. mobilidade) e negativas (p.ex. dor).

Esses aspectos se desdobram em seis domínios que englobam, desde o domínio físico, até o espiritual. Observa-se que a deficiência em um dos sistemas do corpo físico corresponde apenas a um elemento que influencia à saúde. Como se viu são seis domínios; mas é claro que um deles pode ter maior importância que outro, ganhando forte significância, como a dor, dificuldade para se locomover, ausência de emprego e outros...Existem clientes com patologias crônicas que se consideram sadios. Outros “aparentando saúde”, vivenciam um problema de ordem pessoal, tendo tamanha relevância que arruína o seu bem-estar. O paradigma ampliado inclui o bem-estar e a visão de totalidade do ser humano.

Enquanto a doença é uma condição de uma determinada parte do corpo, afetada por um evento que o prejudica, a enfermidade está relacionada à totalidade do ser humano. Uma pessoa pode estar enferma mesmo sem apresentar qualquer doença. (VICINI, 2002, p.65)o bem-estar é subjetivo e vai depender da cultura e forma de encarar os problemas da vida, o estado de adoecimento pode ser visto ⎯ por alguns ⎯ como uma oportunidade de rever a vida e a forma de viver, um momento de reflexão e pode até representar ganhos qualitativos posteriormente. Para outros, o estado de morbidez pode representar o fim, levar a processos de depressão e arruinar o ritmo considerado normal e saudável da vida agitada. Logo, a doença possui influência do aspecto biológico, espiritual, social, psicológico e do acesso aos recursos essenciais que promovem a manutenção da saúde e bem-estar.

Doença é o que nós representamos que ela seja.

Mas, se julgarmos que doença é algo que nos revela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com