TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Saude E Doença

Artigo: Processo Saude E Doença. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2013  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 3

1 PROCESSO SAÚDE E DOENÇA OCUPACIONAL.

As ações preventivas são valiosas no processo saúde doença, pois podem ser exercidas em qualquer faze da história natural da doença, tanto no período Pré-patogênico (quando as possibilidades de evitar) como no período patogênico (quando já instalado o processo, procuramos interromper sua evolução e minimizar suas consequências). Prevenção é agir antes de acontecer conjunto de medidas que visam proteger a integridade física do trabalhador, são tantas as causas envolvidas no processo doença de maneiras como atuam que é impossível apoiar em um único procedimento ou ação preventiva, sendo portanto, necessários diferentes niveis de prevenção. Sempre passar para o trabalhador quais são os risco que ele está exposto e a importância de se prevenir os acidentes, através das normas de segurança e procedimentos. Desse modo, a saúde deve ser entendida em sentido mais amplo, como componente da qualidade de vida. Assim não é um “bem de troca”, mas um “bem

Comum, um bem e um direito social, em que cada um e todos possam ter assegurados o exercício e a prática do direito à saúde, a partir da aplicação e utilização de toda a riqueza disponível, conhecimentos e tecnologia pela sociedade nesse campo, adequados às suas necessidades abrangendo promoção e proteção da saúde, prevenção, diagnostico, tratamento e reabilitação de doenças. Medidas inespecíficas e específicas são: ações proposta pela sociedade no intuito de influir na ocorrência da doença. Medidas inespecíficas, ditas gerais ou amplas, têm objetivo de promover o bem estar das pessoas; as específicas, ou restritas incluem as técnicas próprias para lidar com cada dano à saúde, em particular. Prevenção primária, secundária e terciária: as ações primárias são aplicadas em faces anteriores ao início biológico da doença, e estão dirigidas pata a manutenção da saúde. As secundárias ocorrem após o seu início da doença, quando ela está progredindo, seja em fase sibelínica, seja de evolução clinicamente aparente, visam à tentativa de se possível, fazê-la regredir. O termo terciário visa incluir medidas recomendadas em fase mais avançadas da doença, no intuito de prevenir deterioração ainda maior da história natural da doença e passou a ser amplamente utilizada.

1.1 Conceito de prevenção.

O conceito de prevenção é definido como ação antecipada.

A prevenção primária: é a realizada no período de pré-patogênese. O conceito de promoção da saúde aparece como um dos níveis da prevenção primária, definido como medidas destinadas a desenvolver uma saúde ótima.

Prevenção secundária: também se apresenta em dois níveis o primeiro, diagnóstico e tratamento precoce e o segundo, limitação da invalidez.

Prevenção terciária: que diz respeito a ações de reabilitação, e a fase mais avançada da doença.

1.2 Doença.

A doença não pode ser compreendida apenas por meio das medições fisiopatológicas, pois quem estabelece o estado da doença é o sofrimento, a dor, enfim os valores e sentimentos expressos pelo nosso corpo subjetivo que adoece.

1.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com