TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo saúde doença

Por:   •  24/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

FACULDADE DE ENFERMAGEM

MAURÍCIO CÉSAR COSTA CARVALHO

MELISSA BARBOSA MARTINS

NATÁLIA TIFANNY DA CONCEIÇÃO

VANESSA DE OLIVEIRA FREITAS

VIVIANE ALBUQUERQUE FARIAS

PROCESSO SAÚDE-DOENÇA

Belém, 2017

MAURÍCIO CÉSAR COSTA CARVALHO

MELISSA BARBOSA MARTINS

NATÁLIA TIFANNY DA CONCEIÇÃO

VANESSA DE OLIVEIRA FREITAS

VIVIANE ALBUQUERQUE FARIAS

PROCESSO SAÚDE-DOENÇA

Pesquisa de campo realizada para coleta e consolidação de dados epidemiológicos, utilizada como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Métodos Quantitativos em Saúde, no curso de Enfermagem, na Universidade Federal do Pará.

Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia de Azevedo Lima

Belém, 2017

INTRODUÇÃO

Para Brasileiro Filho(2011), saúde é um estado de adaptação do organismo ao ambiente físico, psíquico ou social em que vive, de modo em que o indivíduo se sinta bem (saúde subjetiva) e não apresenta sinais ou alterações orgânicas (saúde objetiva). Ao contrário, doença é um estado de falta de adaptação do organismo ao meio em que vive, no qual o mesmo se sente mal(sintomas) e/ou apresenta alterações orgânicas evidenciáveis(sinais).

Neste trabalho, além de definições científicas, será possível identificar percepções de algumas pessoas sobre o que é/ter saúde e o que é/ter doença, visto que o entendimento que se tem sobre cada situação e estado do corpo é de conclusão própria. “Desta forma a conceituação do processo saúde-doença é condicionada pela capacidade intelectiva do homem em cada contexto histórico e pelas condições concretas de existência” (SOUZA & OLIVEIRA; O processo saúde-doença: Do xamã aos cosmos).

OBJETIVO

A partir da contextualização do tema, a pesquisa traz como objetivo conhecer a concepção das pessoas sobre o entendimento de saúde e doença, bem como os fatores que determinam o processo dos dados coletados, partindo para reflexão de cada resposta dos entrevistados. O que busca entender pela perspectiva do outro o processo saúde-doença, visando identificar os vários conceitos utilizados pelas pessoas sobre o assunto.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nesta pesquisa, pode-se observar a importância do entendimento do processo saúde-doença por explicação dos autores:

Segundo Souza e Oliveira, a doença acompanha a espécie humana desde os primórdios, onde povos antigos buscavam explica-la através de uma visão mágica do mundo. Fato que se deve enfatizar como de extrema importância para os dias atuais, pois reflete a cura como objeto de magia.

“A concepção da determinação social do processo saúde-doença se aproxima de formulações teóricas que possibilitem recuperar o caráter histórico deste processo, permitindo apreender o vínculo entre o processo social e o processo biológico saúde-doença” (SOUZA & OLIVEIRA).

Segundo os autores, a compreensão do processo saúde-doença se dá por uma rede conectada desde o histórico social até mesmo o conhecimento científico acerca do assunto, possibilitando assim a permanência de uma determinada cultura e seus aspectos.

Brasileiro Filho(2011), afirma que saúde e doença são adaptações do organismo ao meio. Conclusão esta que traça uma visão biopsicossocial acerca do tema estudado, levando a uma melhor entendimento sobre o mesmo.

METODOLOGIA

A pesquisa realizada por discentes do curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Pará, apresenta caráter descritivo, de abordagem direta. Realizada na cidade de Belém, no ano de 2016, traz como objeto a pesquisa de campo, onde faz-se a opção pelo método indutivo.

PARA VOCÊ, O QUE SIGNIFICA TER SAÚDE? O QUE CONTRIBUI PARA QUE AS PESSOAS TENHAM SAÚDE?

O QUE SIGNIFICA PARA VOCÊ, ESTAR DOENTE? O QUE FAZ COM QUE AS PESSOAS ADOEÇAM?

1

Ter saúde é viver bem, em paz, fazer coisas que não lhe tragam malefícios.

Estar mal, não cuidar de si mesmo.

2

Ausência de doença, cuidado a si mesmo. Bem estar físico e mental.

Todo e qualquer mal, físico ou mental que diminua a qualidade de vida, mal cuidado com o corpo e mente.

3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com