TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção textual sobre educação Ambiental

Por:   •  4/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  1.710 Visualizações

Página 1 de 2
  1. INTRODUÇÃO – REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 
         Educação Ambiental é uma método disciplinador para formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que procurem a preservação e a conservação dos recursos naturais e a sustentabilidade, tendo por ponto de vista, uma temática do micro ao macro, ou seja, abordando seus aspectos econômicos, sociais, políticos, ecológicos e éticos.

2. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL
 
   
         No Brasil, a discussão sobre educação ambiental só toma corpo, à nível político-governamental após 1980. E os pioneiros sobre o assunto são alguns encontros nacionais e ONG’s,
a educação ambiental assume um caráter mais abrangente, não apenas olhando para a proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando, fortemente, a proposta de construção de sociedades sustentáveis. Dentro das premissas dos dois grandes blocos pedagógicos (conservador e emancipatório), devemos como educador ou educando, trabalhar os problemas do grupo, ter visão integradora do ambiente, buscar diferentes atores sociais, se policiar em escala pessoal dentro do cotidiano, e compreender de forma universal a territorialidade do meio ambiente.

3. CONCLUSÕES     
       
        É necessário, primordialmente, que haja uma força motriz capaz de desviar os olhares de todos os nichos sociais para a questão da educação global, seja de um cidadão da elite capitalista, ou mesmo um sem-teto que está à margem da sociedade, e assim impulsionar esse ideal, até que ele se torne um
modus operandi, afinal como diria o filósofo Rousseau: “O homem é produto do meio ao qual ele pertence”.
        Algumas estratégias viáveis dentro do âmbito sócio educacional são: coleta seletiva de resíduos sólidos (lixo); reciclagem; uso de energia alternativa e renovável; economia de água e energia; redução do consumo.
              Dessa forma, a educação ambiental, dentro das políticas públicas, estaria formando processos práticos e reflexivos que levariam à consolidação dos valores ambientais dentro da esfera nacional atingindo todos os cidadãos, à começar pelos educandos, assim disseminando a visão sustentável do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com