TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto da educação ambiental sobre Lixo em Redenção

Por:   •  9/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 6

2ª avaliação Educação Ambiental

  1. No vídeo mostrado na aula, também disponível no SIGAA, e também disponível pelo link:

https://www.ted.com/talks/achenyo_idachaba_how_i_turned_a_deadly_plant_into_a_thriving_business#t-76135, fomos apresentados ao problema ambiental causado pelo aguapé, na Nigéria. Apesar de invasora na África, a espécie é originária do Brasil, na bacia Amazônica e Atlântica e tem importantes papéis ecossistêmicos. Faça uma pesquisa sobre o aguapé no Brasil e na África e discuta de forma comparada a dualidade em termos sociais, econômicos e ambientais da ocorrência de uma mesma espécie, o aguapé, como espécie endêmica no Brasil e espécie-invasora na África.

Resposta:

Aguapé é um tipo de uma planta aquática, flutuante, que é comumente encontrada em rios de fluxo lento ou lagoas. Sua reprodução é realizada por meio vegetativo, produzem também frutos e semestres em abundância. Possui diversas funções que ajudam na “despoluição” de ambientes de águas eutrofizadas, como a capacidade de absorver e acumular poluentes, "filtrando" a água; além de evitar a incidência da luz direta do sol sobre a lâmina, impedindo que a água fique extremamente esverdeada.

Aguapé no Brasil:

        No Brasil os termos sociais a Associação das Mulheres de Fibra de Ladário surgiu como alternativa de emprego e renda. Hoje, é das mãos destas mulheres que sai a matéria prima de linha aguapé da LÓCCITANE AU BRÉSIL. Trata-se o Aguapé

No Brasil, termos econômicos essa planta pode ser usada por pequenos agricultores como fonte de energia, combustível e fertilizantes e no momento não há nenhum herbicida registrado para controle de aguapé, e maioria das pesquisas trabalha com herbicidas em condições controladas ou em pequenos corpos hídricos sem fluxo de água; resulta-se que o herbicida fluridone foi registrado em 2002 para controle de plantas imersas, como energia spp. O controle químico promove resultado rápido, sendo uma alternativa de manejo que mantém as plantas daninhas aquáticas abaixo do nível de dano econômico, não prejudicando as funções dos corpos hídricos. Outra vantagem proporcionada pelo controle químico é a especificidade, que elimina o risco da coleta indevida de animais, como ocorre na retirada de plantas dos corpos hídricos, utilizando-se o controle mecânico.

Em termos ambientais o crescimento dessa planta como a poluição dos rios. Essa poluição está relacionada aos efluentes urbanos, às atividades agropecuárias e às atividades industriais que são despejadas erroneamente, sem uma prática sustentável. Trata-se nos ambientais o aguapé tem a capacidade de limpá-la dos elementos contaminantes, podendo ser feito um reservatório de acolhimento da água servida onde serão postas mudas do aguapé para ajudar na sua limpeza.

Aguapé na África

Em termos sociais, o aguapé invadiu, portanto, quase totalidade das regiões paleotropicais, com velocidade espantosa, graças ao seu formidável poder de reprodução por estolhos. Além disso, foi atribuída à planta a capacidade de promover o desenvolvimento de espécie indesejáveis, como mosquitos e outros organismos transmissores de moléstias, motivo pelo qual também seria recomendável a sua remoção. E também para as atividades comerciais, as associadas a pesca de causadores de enfermidades recentemente disseminados matam ou incapacitam milhões de pessoas a cada ano.

Em termos ambientais a invasão das espécies exóticas invasoras dos ecossistemas não nativos constitui o principal fator da perda da biodiversidade a escala mundial. Estas espécies são intencionalmente ou acidentalmente introduzidas num ecossistema e, uma vez estabelecidas ameaçam as espécies de plantas nativas, através de vários mecanismos que incluem o rápido crescimento das espécies e a degradação dos ecossistemas. Os ecossistemas que já foram alterados pela ação antro genica (ação humana). São frequentemente estão mais em risco de invasão do que nos ecossistemas intactos. Para além desta perda significante em termos financeiros, outros impactos diretos afetam a África Austral e o aumento da abstração da água por muitas espécies de plantas exóticas invasoras.

Em aspectos econômicos o aguapé provoca muitos impactos negativos sobreo os interesses econômicos como diminuir o rendimento de plantações reduzem o suprimento de água ao degradarem ecossistemas, criações e florestas destroem-nos completamente ou reduzem a produtividade e aumenta os custos de controle.

  1.  Quando a população de aguapé cresce muito, a macrófita se torna um grande problema ambiental para os ecossistemas naturais, e também para açudes, reservatórios e represas. Pesquise sobre os problemas ambientais, econômicos e sociais causados pelo supercrescimento populacional do aguapé no Brasil e elabore um plano de aula resumido de educação ambiental para ser aplicado em uma escola de ensino fundamental (qualquer série). A aula deve obrigatoriamente incluir 1. conceitos teóricos das quatro áreas do CNeM, 2. a metodologia de trabalho da aula e 3. Uma avaliação dos alunos.

Os crescimentos do aguapé no Brasil levaram grande problema ambientais, econômicos   e sociais quando aguapé supercrescimento parte das plantas descem ao rio estão mortas e quando se acumulam no encontro do rio vão se decompor gerando mais matéria orgânica pro rio e às vezes podem provocar mau cheiro. Mau cheiro é causado por bactérias anaeróbicas que vêm tanto pelo esgoto quanto pelos aguapés que estão em decomposição.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com