TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino em Biologia

Por:   •  18/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  1.375 Visualizações

Página 1 de 3

A diversidade do uso dos recursos didáticos no ambiente escolar contribui ou prejudica o aprendizado?

Introdução 

O aprendizado depende de diversos fatores. É necessário que o aluno esteja interessado em aprender, mas também é necessário que o ensino seja adequado. Os professores possuem diversas ferramentas para facilitar o ensino. Mais do que isso, essas ferramentas devem ser utilizadas de modo a ganhar o interesse dos alunos. Essas ferramentas podem ser consideradas como recursos didáticos.

É possível que a enorme diversidade de recursos cause confusão nos docentes. Dessa maneira, podem utilizar ferramentas não adequadas para determinado tópico de ensino. Isso poderá prejudicar o aprendizado dos alunos. Entretanto, caso o professor saiba lidar com esses recursos e utilizá-los a seu favor, é provável que o aprendizado dos alunos seja favorecido. Para tal, é necessário entender a funcionalidade de cada ferramenta.

Desenvolvimento 

        De acordo com Brasil (2009), todo recurso utilizado durante o ensino, que estimule o aluno e o aproxime do conteúdo é considerado como recurso didático. Portanto, além de ferramentas de leitura, existem recursos visuais, auditivos e audiovisuais. Mais do que isso, locais de aprendizagem também podem ser considerados como recursos didáticos, já que neles é possível que o aluno interaja com os assuntos tratados em aula.

        No entanto, a utilização de locais de aprendizagem extraescolares ainda é uma prática pouco explorada (OLIVEIRA & GASTAL, 2009). Na verdade, alguns professores ainda são relutantes quanto ao uso de novos recursos didáticos, pois acreditam que podem prejudicar o aprendizado dos alunos. Entretanto, não basta transmitir o conteúdo apenas oralmente ou de forma escrita. É necessário exemplificar e contextualizar, o que muitas vezes exige diferentes recursos.

        Existem diferentes estilos de aprendizagem (SALDANHA, 2016). O método mais comum para obter essa classificação é o VAC (visual, auditivo e cinestésico). Dessa forma, existem alunos que tem facilidade de aprender com o uso de recursos visuais, outros com recursos auditivos e outros através de movimento corporal. Dessa maneira, é imprescindível a existência e utilização dos mais variados tipos de recursos para atender todos os estilos de aprendizagem.

        É importante reconhecer o estilo de aprendizagem predominante na sala de aula e utilizar essa informação a favor do professor. Com isso, é possível planejar aulas mais eficientes e que despertem o interesse dos alunos. A diversidade de recursos didáticos deve ser vista como um auxílio no momento do planejamento, não como um inimigo. Mas, para tal, é necessário estuda-los.

        

Considerações Finais 

        Portanto, a diversidade de recursos didáticos deve contribuir para o aprendizado, já que permite aos docentes uma maior gama de opções para abordar um conteúdo. Os recursos didáticos devem ser vistos como ferramentas para atingir um objetivo. Não é necessário temer a grande variedade existente, mas sim estudar essas ferramentas de modo a usá-las a seu favor em sala de aula ou em outros ambientes de aprendizagem.

        Essas ferramentas permitem conquistar o interesse dos alunos, assim como atingir todos os diferentes estilos de aprendizagem. No entanto, é necessário que o docente possua domínio do recurso que irá utilizar. Para tal, é necessário se manter atualizado através de estudos. Além disso, é de extrema importância planejar a aula com antecedência, para poder também planejar quais e quantos recursos serão necessários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com