TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) – INSTRUÇÕES GERAIS

Por:   •  14/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.065 Palavras (9 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) – INSTRUÇÕES GERAIS

PROFESSOR PEDRO TEIXEIRA FILHO

        Escrever uma Monografia em Biologia não é um trabalho simples. A escrita científica não é exatamente igual à escrita corriqueira, tendo uma série de particularidades que a tornam complexa para aqueles que nunca tiveram a experiência de produzir um texto ligado à Ciência. Aqui, os alunos terão algumas informações extremamente úteis para a produção de uma Monografia de qualidade, dentro dos moldes exigidos pelo curso de Ciências Biológicas da Universidade Estácio de Sá.

1 – REGRAS FUNDAMENTAIS PARA UMA BOA ESCRITA.

        Podemos determinar um bom número de regras que devem ser seguidas para que uma Monografia tenha uma boa qualidade. Estas regras, se forem seguidas pelos alunos, farão com que as suas Monografias tenham uma avaliação melhor na hora de suas defesas. Vamos a elas:

a) Cuidado com os nomes científicos. Para futuros profissionais da Biologia, a escrita correta dos nomes ligados à Ciência é fundamental. Lembrem-se que apenas os nomes de Gêneros e Espécies devem ser grifados (escritos em itálico ou sublinhados), mas apenas um tipo de grifo deve ser feito. Não há a necessidade de colocar dois grifos diferentes em um mesmo nome, bem como não se deve variar o tipo de grifo ao longo de um texto. Com exceção do 2º termo do nome das Espécies, todos os taxa devem ser escritos com inicial maiúscula.

b) Nomes de Espécies devem vir acompanhados, em sua primeira citação no texto, do autor e do ano de sua descrição. Se o nome da Espécie estiver no título da Monografia, o autor e o ano também devem ser incluídos nele.

c) Nunca utilizem gírias. Um texto científico não admite o uso de palavras ou expressões que não tenham uma definição bem clara. Gírias não fazem parte do vocabulário científico.

d) O tamanho de cada parágrafo é importante. Eles não devem ser nem curtos nem longos demais. Parágrafos que tenham apenas uma oração devem ser unidos com outros, pois pausas excessivas fazem com que a leitura não tenha uma boa fluência. Já parágrafos longos demais (mais de meia página, por exemplo) tornam a leitura cansativa e fazem com que o leitor se esqueça da informação inicial.

e) Tenham em mente que as suas Monografias têm de ser absolutamente claras no que diz respeito à metodologia empregada. Qualquer pessoa que leia o seu texto deve ser capaz de repetir o procedimento descrito, sem que existam dúvidas de como fazer. Para isso, a seção “Material e métodos” deve conter tudo o que foi feito, incluindo marcas e modelos de aparelhos utilizados. Não assumam que algo é de conhecimento de todos apenas por ser um procedimento corriqueiro dentro de uma área específica da Biologia.

f) Cuidado com o nosso idioma. A maior parte das correções dos textos das Monografias é relativa a erros de Português. Revisem os textos com cuidado.

g) Palavras ou expressões de outros idiomas (com exceção de nomes próprios), devem ser escritas em itálico.

h) Erros de digitação acontecem. Alguns erros, porém, nos passam despercebidos, mesmo que já tenhamos lido o texto algumas vezes. Por isso, é importante que seus textos sejam lidos por outras pessoas, que poderão identificá-los para vocês antes da entrega da Monografia para a banca avaliadora.

i) Para que seus textos tenham validade científica, precisam estar respaldados por citações de trabalhos anteriores. Se uma informação contida no texto de uma Monografia não vem acompanhada de pelo menos uma referência, ela passa como sendo produzida pelo autor da Monografia, o que nem sempre é verdadeiro. Ao colocar uma informação qualquer no texto que não tenha sido de sua autoria, coloque sempre a referência correspondente logo a seguir.

j) Escrever um texto científico não é meramente copiar pedaços de outros textos e juntá-los. Isto é plágio! As informações obtidas com a leitura de trabalhos científicos não devem ser reproduzidas exatamente como apareceram neles, mas interpretadas para a elaboração de um novo texto. Ou seja, leiam, interpretem e escrevam com as suas palavras aquelas informações.

k) Números abaixo de dez devem ser escritos por extenso, a não ser que venham acompanhados de alguma unidade de medida. Ex.: “Foram utilizadas cinco provetas de 3ml cada.”

l) Todas as referências citadas no texto devem estar na seção “Referências bibliográficas” e vice-versa. Embora seja um trabalho que requer certa paciência, faz-se necessária uma conferência dupla deste item.

m) Uma boa Monografia só consegue ser bem escrita com muita leitura prévia. Poucas referências bibliográficas citadas no texto indicam que o autor da Monografia leu pouco antes de escrever. Além disso, a atualização das informações também é muito importante. Uma boa Monografia deverá ter pelo menos 50% das suas referências publicadas nos últimos 10 anos.

n) Revistas de divulgação ou entretenimento não são boas referências para serem usadas em uma Monografia de Biologia. Utilizem apenas a literatura científica oficial, ou seja, artigos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais, outras Monografias, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado e livros.

o) O resumo em língua estrangeira (ou abstract) deve ser uma versão fiel em Inglês do resumo em Português. Especialmente para aqueles que não dominem bem o Inglês, é interessante que esta parte do texto seja revisada por alguém que tenha fluência neste idioma.

2 – ESTRUTURA DA MONOGRAFIA

        Podemos dividir uma Monografia em duas partes. A primeira engloba os elementos pré-textuais e a segunda os elementos textuais. Os elementos pré-textuais são:

a) Capa*

b) Folha de rosto*

c) Errata

d) Folha de aprovação*

e) Dedicatória

f) Agradecimentos

g) Epígrafe

h) Resumo de língua portuguesa*

i) Resumo de língua estrangeira (abstract)*

j) Listas de ilustrações e/ou abreviaturas

k) Sumário*

        Os itens assinalados com um * são itens obrigatórios. Os demais, embora não o sejam, são itens tradicionais nas Monografias. Poucas são aquelas que não os incluem. Cabe ao aluno decidir, junto com seu Orientador, a inclusão ou não destes itens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com