TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RASTROS: DISCUSSÃO DE COLETAS NO PASSO DO LONTRA

Por:   •  3/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 8

RASTROS: DISCUSSÃO DE COLETAS NO PASSO DO LONTRA, CORUMBÁ-MS

Edilara Leandro de Sousa, Eliazer da Silva Goes, Ewerton Gabriel Mensch, Maicon Douglas Bento de Moura

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso - Campus

Juína

[pic 1]

ABSTRACT: Traces suggest several situations about the ecology of the environment where they were found and even information about the behavior and habits of the animals. One of them, relating to individuals is the deduction of their particular characteristics, such as the approximate age of the animal, obtained by measuring its size. Despite the lack of data, from these principles, collections of traces of the fauna were made in the field at certain points of the Pantanal Park Road (EPP) and at the Pantanal Study Base (BEP) in the state of Mato Grosso do Sul 11 types of footprints were collected and identified. In addition, with the use of GPS, the points where the footprints were collected were marked in order to establish the collection sequence, if the highest incidence was in a location with a greater or lesser flow of people, as well as the association of the plant environmental characteristics.

Keywords: Pantanal, collection, traces, points.

RESUMO: Rastros sugerem diversas situações sobre a ecologia do ambiente onde foram encontrados e até mesmo informações sobre o comportamento e hábitos dos animais. Uma delas, relativa aos indivíduos é a dedução de suas características particulares, como a idade aproximada do animal, obtida através da medida seu tamanho. Apesar de poucos dados, a partir desse princípios, foram feitas coletas de vestígios da fauna a campo, em certos pontos da Estrada Parque do Pantanal (EPP) e ao entorno na Base de Estudos do Pantanal (BEP) no estado do Mato Grosso do Sul. Foram coletadas e identificadas 11 tipos de pegadas. Além disso, com a utilização de aparelho GPS foram marcados os ponto onde foram coletadas as pegadas, a fim de estabelecer a sequência de coleta, se a maior incidência foi em local com maior ou menor fluxo de pessoas, bem como associação das características vegetais ambiente.

Palavras-chave: Pantanal, coleta, rastros, pontos.

         __         

inundação        comum        dos        rios        Abobral,

INTRODUÇÃO

O Pantanal é dividido em 11 sub- regiões de acordo com as características hidrológicas, solo e vegetação. A sub- região do Abobral, que compreende uma área de 2.833 km2, é formada por uma planície baixa, sendo uma das primeiras a encher, no período das chuvas, constituindo ainda uma planície de


Miranda e Negro. A vegetação é do tipo savana e campo, onde são encontradas extensões consideráveis de campos limpos e sujos, intercalados com pequenos        capões        esparsos (RAVAGLIA,2010).

Se        fazem        presentes        as cordilheiras, que possuem forma estreita e

1


alongada, e capões que possuem uma forma mais arredondada que as cordilheiras, ambas as paisagens se distinguem das demais,  principalmente por possuírem uma ligeira elevação, construindo assim uma paisagem com vegetações arbóreas densas de suma importância ecológica, pois, são utilizadas como refúgio da fauna em época de cheia, além de permanecer intacta na seca resistindo às queimadas, comuns na região (SAKUMA, 2017).

A diversidade faunística do Pantanal é um reflexo imediato dos habitats que circundam a região, sendo quase nula à existência de espécies endêmicas. A principal característica do território pantaneiro são suas, áreas abertas, que favorecem a visualização de animais, principalmente mamíferos de grande porte. Planície onde podem ser encontradas cerca de 80 espécies de mamíferos, 350 espécies de aves, 260 espécies de peixes e 50 espécies de répteis. (EMBRAPA, 1993)

MÉTODOS

A área de estudo compreendeu as proximidades da Base de Estudos do Pantanal da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em 19º34’37″S e 57º00’42″ W, numa área de aproximadamente 3 km, na Estrada parque Pantanal, após pancada de de chuva (frequentes no mês de Novembro), facilitando a visualização nas regiões


arenosas da estrada. As coletas foram realizadas durante os dias 21, 22 e 23 de novembro, com registros fotográficos, medições com a utilização de paquímetro e reconhecimento das coordenadas geográficas, todos os registros fotográficos foram arquivados para posterior análise e identificação.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Com os resultados do presente estudo, foi possível a identificação de diversos rastros diferentes, o que possivelmente indica uma boa “saúde” do bioma, como por exemplo, a identificação de rastros de mamíferos carnívoros, que são considerados bons indicadores biológicos. Por serem predadores de topo, consequentemente dependem quase que diretamente de um bom estado de conservação ambiental.

Apesar de o Pantanal possuir uma alta abundância de espécies mamíferas, o mapeamento de ocorrência não é satisfatório, sendo necessário o acesso a informações        secundárias, aquisição de dados primários, geo-referenciados, da ocorrência de espécies. (Rodrigues et. al., 2002)


Percurso

Imagem        01        -        Pontos        de        coleta        nas

[pic 2]

proximidades da BEP/UFMS.

Fonte: Imagem de satélite bing e desenvolvimento próprio no Qgis.

Imagem 02: Pontos de coleta na Estrada

[pic 3]

Parque Pantanal (EPP)

Fonte: Imagem de satélite bing e desenvolvimento próprio no Qgis.


A principal característica da vegetação pantaneira é a sua heterogeneidade espacial, sendo possível a observação de diversas fisionomias, que se deve às micro variações no relevo, determinantes do tempo de inundação, e diferenças na textura, bem como, fertilidade do solo. (Júnior, et. al., 2014)

Rastros Encontrados

Como já dito anteriormente, o Pantanal apresenta uma grande variação de habitats, e devido à isso, juntamente com uma boa produtividade, - característica de planícies inundáveis - faz deste bioma uma área incrivelmente rica em biodiversidade faunística. (Manoel, et. al., 2014)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (365.1 Kb)   docx (194.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com