TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CONTROLE QUÍMICO DA QUALIDADE

Por:   •  14/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

RELATÓRIO DE CONTROLE QUÍMICO DA QUALIDADE

Recife, 17 de outubro de 2011

[pic 2]

ANÁLISE DE ÁGUA SANITÁRIA

Análise de Hipoclorito de Sódio

[pic 3]

[pic 4]


Sumário

1.        Objetivo        3

2.        Introdução        3

3.  Parte experimental .................................................................................................................4

3.1. Materiais e Vidraria        4

3.2. Reagentes        5

3.3.  Procedimento Experimental        5

4.        Resultados e discussão        5

5.        Conclusão        6

6.        Referência bibliográficas        7

  1. Objetivo

O objetivo é a determinação do teor de cloro ativo na amostra de água sanitária, baseado na reatividade do cloro frente ao iodo e os seus sais.

  1. Introdução

A água sanitária é resultante da mistura de água com hipoclorito de sódio. O produto é destinado à limpeza, branqueamento e desinfecção em geral de superfícies e tecidos, eliminando germes e bactérias, evitando o aparecimento de doenças causadas pela falta de limpeza nos ambientes, como casas e hospitais.

Esse produto só pode ser comercializado com registro na ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que, periodicamente, realiza fiscalizações com o objetivo de verificar se as empresas estão obedecendo às regras de fabricação e os rigorosos controles de qualidade. Portanto, os produtos clandestinos não têm permissão do Ministério da Saúde para serem comercializados, pois não passam por qualquer avaliação da sua eficiência para aquilo a que se destinam ou de que são seguros ao serem usados, ou seja, o consumidor não tem qualquer garantia sobre a confiabilidade do que está comprando. Entretanto, o consumidor pode exercer seu papel não adquirindo esses produtos que, apesar de mais baratos, podem oferecer riscos a sua segurança.

A análise realizada justifica-se pelo fato de ser um produto de consumo intensivo e extensivo pela população, ou seja, é muito consumido por muitas pessoas independente do nível social que ocupam. Além disso, seu uso, de forma diversa à indicada no rótulo ou com características diferentes das avaliadas pela legislação específica, pode oferecer risco à saúde e segurança do consumidor.

3. Parte experimental

3.1. Materiais e Vidraria

Béquer de 100 mL

Balão volumétrico de 100 mL

Bureta de 50 mL

Erlenmeyer de 250 mL

Pipetas volumétricas de 5 e 10 mL

Pipeta graduada de 1 mL

3.2. Reagentes

Solução de KI 15%

Solução de indicadora de amido

Solução de H2SO42 N

Solução de Na2S2O4 0,05 N

Amostra de água sanitária Brilux

3.3.  Procedimento Experimental

Inicialmente 5 mL da amostra de água sanitária e foi adicionada a um balão volumétrico de 100 mL. Completou-se o volume do balão com água destilada e homogeneizou-se a solução. Da solução obtida retirou-se de 10 mL e transferiu-se para um erlenmeyer onde foram adicionados 1 mL de solução de iodeto de potássio (KI) a 15% e 1 mL de solução de ácido sulfúrico (H2SO4) 2,0 N. Procedeu -se a titulação da solução com tiossulfato de sódio (Na2S2O4) 0,05 N até obter a cor amarelo claro, depois adicionou-se ao erlenmeyer 0,3 mL de solução de amido como indicador obtendo uma coloração esverdeada. Prosseguiu-se com a titulação até a mudança da cor para incolor e anotou-se o volume gasto para se calcular a porcentagem de cloro ativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (121.3 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com