TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA E QUESTÕES SOBRE O FILME CONTAGIO

Por:   •  30/9/2015  •  Resenha  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  57.009 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA SOBRE O FILME O CONTÁGIO

O longa-metragem proporciona uma demonstração de como a humanidade reagiria a uma contaminação por infecção mais conhecida como pandemia que no caso pode abranger todo um continente ou até mesmo globalmente uma nação.

 O filme simula o que poderia acontecer com um contágio adquirido através do ar se alastrando de maneira extremamente acelerada por diversos países, e esse vírus se replicasse através do contato direto e indireto de pessoas para pessoas e ainda contaminando objetos.

O começo do contágio acontece na China onde uma executiva que está a trabalho tem contato com a cultura local onde inclui pessoas de lugares diferentes, ao retornar para os Estados Unidos tem um mal estar seguido de uma convulsão.  Ela é atendida na emergência hospitalar e falece em seguida, sem diagnóstico da causa do óbito. Ocorrências idênticas começam a surgir em Tóquio, na Europa e em Hong Kong, a partir de pessoas que estiveram na China e regressaram para seus países. O vírus descrito causa febre e tosse, porém o sintoma mais grave é uma infecção no cérebro, causando meningite e a encefalite, sendo assim posteriormente apontado como vírus MEV-1. O marido dessa executiva é o único sobrevivente de todos de sua casa, devido a seu organismo ser imune a esse vírus.

O filme segue com pessoas comuns que estão tendo que habituar-se a uma ameaça incógnita e conseguir um meio de sobreviver, os membros da Organização Mundial de Saúde e grupos farmacêuticos que tem veemência em desenvolver uma vacina, sendo que assim provocaria lucros gigantescos e a imprensa oficial e não oficial transmitindo as informações para a população. A procura pela vacina pode levar anos de desenvolvimento aos testes e estudos para verificação de efeito e implicações colaterais.

Durante esse tempo, a população passa por uma temporada de dificuldade, pois a tendência é de isolamento, cada ser humano em suas casas evitando o contato um com os outros, mas para que isso aconteça, depende da aquisição de equipamentos, porém sem funcionários em setores importantes como enfermeiros que entraram em paralisação para não serem expostos, lixeiros pararam de trabalhar para não entrar ter contato com o material infectado, escolas se fecharam e também lojas e farmácias. Começa então a ruína dos serviços públicos e problemas com a falta de alguns produtos. Na era da notícia acessível, muito do que é publicado é especulação, informação tendenciosa e até algumas verdades, o que causa ainda mais dificuldades.

Apesar de o filme tentar passar uma imagem de realismo, uma pandemia não teria a capacidade de eliminar pessoas com o contágio em um espaço tão curto de tempo como retratado em Contágio, porque os vírus estão em constante mutação e ninguém pode prever com precisão como eles sofrem mutações, tanto que às vezes, os vírus se modificam para se adaptar a um novo hospedeiro ou mesmo os vírus contraem genes de outros vírus ou do próprio hospedeiro.

QUESTÕES SOBRE O FILME:

1-Quais os principais índices da epidemiologia demonstrada no filme?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com