TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre o Filme Contágio

Por:   •  18/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 4

ALUNO: Mateus da Silva Barros                                                                            Turma: 2020

O filme Contágio trouxe muitas situações que, em sua maioria, se assemelham com a pandemia vivida no presente. Podemos verificar que o vírus apresentado no filme (MEV-1) possui uma relação bem parecida com o Sars-Cov-2, pois ambos provêm de uma doença animal originada da China, e foram inicialmente apontadas como uma doença desconhecida e sem vacinas, tendo uma rápida transmissão e apresentando sintomas parecidos com uma gripe e que se espalhou pelo planeta ocasionando uma pandemia.

Diversas doenças desconhecidas e emergências sanitárias já foram inspiração para roteiros da indústria cinematográfica em diversos países. Em cada um desses filmes sobre surtos e epidemias nos recordam da interminável luta do homem contra as doenças, cujas consequências catastróficas marcam diversos períodos da história. No filme discutido em questão, O contágio, inicialmente temos uma  executiva norte-americana, Beth Emhoff, que volta para sua casa em Minneapolis, nos Estados Unidos, após uma viagem de negócios em Hong Kong. Ela conta ao seu marido que não se sente bem, mas acredita que seja apenas a mudança de fuso horário e cansaço. Em questão de horas, ela entra em convulsão e morre em seguida, sem os médicos conseguirem identificar a causa.

Ao mesmo tempo, casos semelhantes começam rapidamente a acontecer em Minneapolis, Chicago, Londres, Paris, Tóquio e Hong Kong, se espalhando pelos quatro cantos do mundo. Os sintomas são sempre os mesmos: tosse, febre, convulsões, hemorragia cerebral e, por fim, a morte. Desta forma, podemos definir tal ameaçar epidemiológica como pandemia, a pandemia é o caso mais delicado. Ela se caracteriza por uma epidemia (quando acontece um aumento considerável do número de casos de determinada doença em diversas regiões no mesmo país) que se espalha por diversas regiões do planeta.

A situação entra em investigação pela agência de serviços de inteligência Epidêmica quando o filho de Beth, que apresentava os mesmos sintomas, veio a óbitos poucos dias depois de ter contato com a sua mãe. Foi constatado que o marido de Beth ainda não havia contraído vírus por ele ser imune, mas durante a investigação os pesquisadores descobriram que o vírus se tratava de algo muito sério, perigoso e com alto poder de transmissão, podendo ser passado através do contato, pelas vias respiratórias e por superfícies. No mesmo período em Hong Kong, na tentativa de descobrir a origem do vírus, a epidemiologista Leonora Orantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) começou a observar os lugares que Beth frequentara, para identificar o momento exato em que o paciente zero fora contaminado. O contágio continuou de forma descontrolada pelo mundo, alguns lugares já haviam decretado quarentena e os laboratórios iniciavam as pesquisas na busca pela identificação das características do vírus para a produção da vacina. Após o laboratório descobrir que o vírus provinha de partes do morcego e do porco, a criação da vacina parecia mais próxima e o vírus agora era conhecido como MEV-1, porém apesar de todos os esforços e a corrida contra tempo em busca de uma cura, a situação de calamidade pública já estava presente, os hospitais não tinham mais leitos disponíveis, paralisações e bloqueios já eram medidas aplicadas para conter o vírus, e com a falta de informações concretas a população seguia em pânico e descontrolada. Mas uma vacina já estava em fase de experimentação, fazendo com que a Dra. Ally Hextall, responsável pelo desenvolvimento da vacina utilizasse seu próprio corpo para testar a eficácia da vacina. Com mais de 26 milhões de mortos em todo o planeta, a vacina começou a ser produzida, sua distribuição ocorreria em até 90 dias. no fim, com todos voltando a sua rotina, a cena do contágio acontece quando a empresa AIMM causa um desmatamento que fez um morcego contaminado se abrigar num criatório de porcos. Ao se alimentar, o morcego deixa cair um pedaço contaminado com a sua saliva e um dos porcos come, esse porco acaba sendo vendido para o restaurante em que Beth se alimentou, mas antes de sair ela pede que o cozinheiro tire uma foto com ela. Ele que estava preparando o porco, sai da cozinha sem lavar as mãos e a cumprimenta contaminando-a com o vírus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com