TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem dos metais na biologia

Por:   •  16/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

CURSO TÉCNICO EM SANEAMENTO AMBIENTAL

MARIA THAÍS

NALLU MENDES

THUANY KEROLIN

RECICLAGEM DOS METAIS

Recife

2016

MARIA THAÍS

NALLU MENDES

THUANY KEROLIN

RECICLAGEM DOS METAIS

Resumo apresentado ao Curso de Saneamento Ambiental  do IFPE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, para a disciplina de Resíduos Sólidos l.

Prof. Anamaria de Souza Duarte

Recife

2016

1  RESUMO

O uso metal tem sido feito pelo homem desde a pré história, fase também conhecida como Idade dos Metais, o primeiro metal a ser utilizado pelo homem foi o cobre, depois o estanho. Percebendo a junção do cobre e o estanho, o homem descobriu o bronze, só depois de muitos anos é que descobrem o ferro. Com o passar dos anos o povo pré histórico vai aprimorando as técnicas de fundição e assim substituindo suas ferramentas e utensílios, pelo fato do metal ser mais resistente. Sendo altualmente facilmente encontrado no dia a dia das pessoas, nas casas ( panelas, talheres, latas, embalagens, etc), nos automóveis, etc.

A principal composição do metal são os minérios, que são encontrados nos solos e rochas, alguns minérios extraídos já saem na sua forma que será utilizada, outros precisam ser associados a outras subtâncias para chegarem a sua forma final.

Com o avanço da tecnologia e o metal ter características como a durabilidade e resistência fez com que houvesse uma demanda crescente de produtos feitos de metal em vários setores: agricultura, transporte, construção civil, industría automobilística e alimentícia, fez, por consequência, a produção de tais produtos aumentarem.

Com este aumento e sabendo que o tempo de decomposição de materiais feitos de aluminio, por exemplo, levam mais de quinhentos anos para se decompor no solo e gerando grandes prejuízos ambientais, sabendo também que produtos feitos por metal é totalmente reciclável e que pode ser reciclada infinitas vezes sem perder suas propriedades, se vê a necessidade de reciclar. Além disso é percebido outras vantangens na reciclagem como: a economia do uso dos minérios (matéria prima do metal); economia de energia, energia essa usada para o processo de transporte de minério e fundição, que é caro; diminuição da área degradada consequente da extração do minério, diminuição da poluição, geração de emprego e aumento de vida útil dos aterros.

A reciclagem do metal varia de acordo com o material que o produto é produzido, mas no geral consiste na separação, primeira fase onde é saparado em produtos ferrosos (que contém ferro) e não ferrosos ( que não contém ferro), após essa separação esse material vai para fundição depois de atingir seu ponto de fusão e está em seu estado líquido esse material é moldado em placas metálicas, que posteriormente serão cortadas em placas de ação, por fim essa placa vai pra outro maquinário se transformando em um novo produto para consumo. E existe ainda os materias de metal que não são reciclados que são: clipes, esponjas de aço, latas de tinta, grampos, latas de inseticidas, verniz e solventes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com