TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação científica filme Evolução

Por:   •  29/11/2015  •  Artigo  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  6.028 Visualizações

Página 1 de 5

EREM PADRE ZACARIAS TAVARES

TÂMARA ARRUDA DE SOUZA BARROS

REDAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O FILME EVOLUÇÃO

CARUARU

2015

TÂMARA ARRUDA DE SOUZA BARROS

REDAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O FILME EVOLUÇÃO

TTrabalho de pesquisa sobre a relação entre o filme Evolução com a ciência, a fim de obter a primeira nota do terceiro bimestre da matéria de Biologia, na 3ª série do Ensino Médio, turma A da EREM Padre Zacarias Tavares, à pedido e orientação do professor Flávio Barbosa e co-orientação da professora Raquel Silva.

CARUARU

2015

O filme narra a história de um meteorito que caiu no deserto do Arizona, nos Estados Unidos. Os professores Harry Block (Orlando Jones) e Ira Kane (David Duchovny) vão ao local e recolhem um pedaço do meteorito e descobrem que havia nele organismos extraterrestres que rapidamente se adaptavam ao ambiente, multiplicando-se e evoluindo. A equipe de cientistas da dra. Allison Reed (Juliane Moore) logo é acionada e, junto com o exército americano, percebem a ameaça que esses extraterrestres são para a humanidade e buscam um meio para combatê-los. Mas para dra. Redd, será difícil lidar com os professores que queriam a fama por encontrarem seres alienígenas.

O filme Evolution (Evolução) foi lançado em 2001, nos Estados Unidos, dos gêneros de ficção científica e comédia, pelo diretor Ivan Reitman. A equipe técnica foi dirigida por Michael Champman, responsável pelas fotografias e Sheldon Kahn, responsável pela montagem. A produção do filme foi dirigida pela empresa Montecito Picture e lançada no Brasil pela empresa Columbia Pictures do Brasil. O roteiro foi escrito por David Diamond, David Weissman e Don Jakoby. Os efeitos especiais por Burt Dalton e Kamar Bitar. O figurino por Aggie Guerard Rodgers. E o elenco por Julianne Moore (Allison Reed), Orlando Jones (Harry Block), Seann William Scott (Wayne Grey), Ted Levinem (General Russell Woodman), Ethan Suplee (MC Donald), Michael Bower (Danny Donald), Pat Kilbane (Oficial Sam Johnson), Ty Burrell (Coronel Flemming), Dan Aykroyd (Governador Lewis), Katharine Towne (Nadine), Gregory Itzin (Barry Cartwright), Ashley Clark (Tenente Cryer), Michelle Wolff (Carla), Sarah Silverman (Denise), Richard Moll (Bombeiro inspector), Michael McGrady (Bombeiro), Steven Gilborn (Juiz Guilder), Wayne Duvall (Dr. Paulson), Michael Chapman (Sheriff Long), Kyle Gass (Oficial Drake), Lucas Dudley (Sargento Toms), Steven Pierce (Sargento Larson), Wendy Braun (Enfermeira Tate), Jennifer Savidge (Claire) e Jerry Trainor (Tommy).

Na história, deixa claro que pode existir vida em outros planetas, sendo uma ameaça ou não para a humanidade. Nos mostra também o posicionamento do exército em situações perigosas e que requer atitudes minuciosas, como o fato do general convencer o governador para que ele permita destruir o local do meteorito. A vacina que o professor cientista Ira Kane criou, pôde ser usada em humanos sem nenhum experimento, causando vários efeitos colaterais em soldados, mostrando o descuido do mesmo em relação à vida. A relação entre o professor Harry Block com a aluna Nadine mostra que a mesma tenta persuadir o professor para que consiga passar no exame da universidade.

Ivan Reitman, ao fazer o filme, relatou a teoria da Panspermia, no qual microrganismos ou precursores químicos da vida se encontram presentes no espaço, sendo capazes de dar surgimento a ela quando atingem um planeta adequado, no caso do meteorito que continha tais seres adaptáveis. Quando ocorre a evolução, fala-se da teoria da seleção natural. Para Darwin, os organismos que melhor se adaptavam ao ambiente sobreviveriam, deixando um número maior de descendentes. Por exemplo, quando os alienígenas saíram do seu habitat e os mais evoluídos se adaptaram ao planeta Terra. Quando o general Russell Woodman resolveu destruir o local do meteorito, não sabia que o fogo só iria ajudar na evolução desses seres, servindo de catalisador, no qual a teoria da panspermia explica. Os professores Ira Kane, Harry Block e a cientista Julianne Moore descobriram e tentaram impedir o armamento de fogo do exército. Como não conseguiram, buscaram um jeito de acabar com essa rápida evolução que seria uma ameaça ao planeta. Como os organismos extraterrestres eram à base de nitrogênio, a única substância que poderia matá-los seria o selênio, então usaram um shampoo que era à base de sulfato de selênio, até que conseguiram matar o simples organismo que estava prestes a se reproduzir por meio de mitose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com