TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  26/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivo

Determinar pH das soluções.

Experimentos

Materiais e Reagentes

 Béquer

Pipeta graduada de 5 mL

 Pisseta

Proveta de 10 mL

Papel indicador

Solução de HCL

Solução de NaOH

Azul de bromotimol

Vermelho de metila

Fenolftaleína

Procedimentos

  1. Numerou-se seis tubos de ensaios de 1 a 6 respectivamente, em seguida, colocou-se aos tubos de ensaios 1, 3 e 5 4 ml de solução de HCL em cada e nos tubos 2,4 e 6 adicionou-se 4 ml de solução de NaOH em cada. Após isso, adicionou-se 3 gotas de vermelho de metila as soluções dos tubos 3 e 4 e  nas soluções dos tubos 5 e 6 colocou-se 3 gotas de fenolftaleína.
  2. Numerou-se dezesseis tubos de ensaios de 7 a 22 respectivamente, em seguida, inseriu-se 4 ml das seguintes substancias em cada tubo, água destilada, água de bebedouro, água de coco, Coca-Cola, suco de limão, leite, solução de catchup, maça triturada, vinagre, café , caldo de chuchu, suspensão oral Mylanta, suco de couve, suco de berinjela, tomate e suco de mostarda, após, determinou-se o pH das substâncias utilizando-se o papel indicador universal do pH.

Resultados

  1. Adicionou-se no tubo 1, 3 gotas de azul de bromotimol em 4 ml de solução de HCl, na qual resultou em uma solução de cor amarela, mostrando-se uma solução ácida, já no tubo 2 adicionou-se 3 gotas de azul bromotimol em 4 ml de solução de NaOH, resultando em uma solução de cor azul, mostrando-se uma solução básica. No tubo 3 inseriu-se 3 gotas de vermelho de metila em 4 ml de solução  de HCl, na qual resultou numa solução de cor rosa, mostrando-se uma solução ácida, em quanto que no tubo 4 inseriu-se 3 gotas de vermelho de metila em 4 ml de solução de NaOH, no que resultou numa solução de cor amarelo, mostrando-se uma solução ácida. No tubo 5 colocou-se 3 gotas de fenolftaleína em 4 ml de solução de HCl, que resultou em uma solução de cor incolor, mostrando-se uma solução ácida, já no tubo 6 colocou-se 3 gotas de fenolftaleína em 4 ml de solução de NaOH, na qual resultou em uma solução de cor rosa, mostrando-se uma solução ácida.
  2. Os valores de pH obtidos na aula prática utilizando-se a fita indicadora referente as soluções numeradas de 7 a 22 encontram-se na tabela abaixo:

Tubo

Substâncias

pH

Conclusão

7

Tomate

4

Ácida

8

Suco de maça

4

Ácida

9

Suco de berinjela

5

Ácida

10

Suspensão oral de Mylanta

9

Básica

11

Água de coco

5

Ácida

12

Solução de catchup

3

Ácida

13

Coca-Cola

Não tinha o produto no laboratório

14

Água mineral

7

Neutro

15

Vinagre

2

Ácida

16

Água destilada

7

Neutro

17

Suco de limão

0

Ácida

18

Leite

7

Neutro

19

Café

5

Ácida

20

Caldo de chuchu

7

Neutro

21

Suco de couve

7

Neutro

22

Suco de mostarda

4

Ácida

pHmetro

É um aparelho usado para medir o pH, é composto por um eletrodo e um circuito de potenciômetro. A leitura do aparelho é feita em função da leitura de tensão, usualmente em milivolts, que o eletrodo gera quando submerso na amostra. O aparelho é calibrado de acordo com o valores referenciado em cada soluções de calibração, para que se conclua o ajuste o aparelho é calibrado em dois pontos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com