TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  21/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.960 Palavras (8 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 8

ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR (DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO)

 A Escola Estadual “Padre Miguel”, localiza-se na Praça Antonio de Carvalho, 25, centro, Simonésia – MG. Pertence a Superitencia Regional de Ensino de Manhuaçu-MG. É uma escola publica, situa-se na zona urbana, porém atende alunos da cidade e da zona rural.

 O Projeto Politico Pedagogico da Escola Estadual “Padre Miguel é elaborado e atualizado em comum acordo com a legislação, tendo a participação de todos os seguimentos representativos da escola.

 A escola sempre rever sua atuação para atender a demanda de seu público, portanto n final do ano de 2012 (dois mil e doze) com a participação dos servidores desta instituição fez-se uma revisão e uma reestruturação do PPP, que entra em vigor em 2013 (dois mil e treze).

 Este projeto apresenta a sintese do pensamento administrativo pedagogico institucional de ensinos fundamental e medio do estado, suas propostas estão de acordo com o Regimento Escolar da escola.

 Um dos principais objetivos do projeto é ter um compromisso ético com a comunidade que participa e constroi essa instituição. O PPP não é uma imposição para a escola e o professor, e sim para servir de base legal para administrar o cotidiano escolar com tranquilidade e criatividade .

 O principal objetivo da Escola, ciente de sua missão social é o trabalho para o desenvolvimento integral de seus alunos, capacitando os para o exercicio da cidadania e para isso conta com a participação de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

 A Escola “Padre Miguel”procura caminhar na direção de aquisição de valores reais, procurando realizar suas operações voltadas para uma administração autonoma, democratica e contando com a participação da comunidade, para tal exido, faz necessário mater relações humanas respeitosas, eticas que busque a auto-estima dos aluno, proporcionando ao educando um ensino qualitativo, que promova seus talentos, respeitando a diversidade de cada um.

 É uma escola que busca um atendimento diferenciado para o aluno. Tem como proposta uma escola inclusiva.

 A escola enquanto instituição de ensino está inserida á educação basica nas seguintes etapas e modalidades: Ensino fundamental, medio e o EJA, PAV e PROET

 Ofertando cursos de: Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, Ensino Médio,distribuídos nos seguintes horários de funcionamento da Escola por turno:

 Período Diurno: Manhã: Das 07h00min às11h20min, com intervalo das 9:30 às 9:40 para o Ensino Fundamental 1º ao 9º Ano e Ensino Médio.

 Tarde: Das 12h30min às 16: 45, com intervalo das 15; 00 ás15: 15 para o Ensino Fundamental 1º ao 6º Ano.

 Período Noturno: Das 17h40min ás 21h30min, com intervalo das 20h00min ás 20h10min para Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 A Escola Estadual “Padre Miguel, possui um total de 34 turmas sendo 16 turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 14 turmas Anos Finais do Ensino Fundamental e 16 turmas Ensino Médio distribuídos da seguinte forma:

 Período Diurno: Manhã: 23 turmas sendo: No Ensino Fundamental: Anos Iniciais: uma turma do 1º ano ,uma turma do 2º, uma turma do 3º, uma turma do 4º, uma turma do 5º ano e duas turmas do PROET; Anos Finais : três turmas do 6º ano, duas do 7º, duas turmas do 8º, 01 turma 9º ano, 01 turma do PAV, Ensino Médio: três turmas do 1º ano, duas turmas do 2º ano e duas turmas do 3ºano.

 Tarde: 09 turmas do Ensino Fundamental sendo 8 turmas dos Anos iniciais, uma turma do 1º ano, uma do 2º, duas do 3º,duas do 4º e duas turmas do 5º ano, Anos Finais- uma turma do 6º ano.

 Período Noturno: Possui quatorze turmas sendo: Anos Finais do Ensino Fundamental 1º, 2º e 3º EJA; duas turmas do PAV;Ensino Médio duas turmas do 1º ano, duas turmas do 2º ano , uma turma do 3º ano; duas turma do 1º ano e duas turmas do 2ºano EJA.

 Atualmente está com 1.223 (mil e duzentos e vinte três) alunos.

 Para os problemasdisciplinares, as pedagogas da escola, fazem um trabalho de aconselhamento com alunos, reuniões com os pais e se preciso convoca o conselho tutelar, infelizmente, falta profissionais recuperados.

 A Escola conta com dois prédios, sendo 21 salas de aula, todas devidamente equipadas e com boa iluminação e são usadas nos três turnos; uma biblioteca, uma sala de professores, uma sala de especialistas, uma sala da direção, três salas de secretaria e dois pátios cobertos que são utilizados como refeitório e área de recreação.

 A escola conta com profissionais habilitados, comprometidos e dedicados em superar as dificuldades existentes.

 São considerados pontos fracos da Instituição: pouca participação da família na vida escolar dos filhos; auto-estima baixa dos alunos; falta de profissionais como Psicólogos, Assistente Social, Professor Recuperador; alunos em defasagem de idade-série; falta de espaço físico adequado para as aulas de educação física; resultado insatisfatório no Proeb; impotência diante da realidade da vida familiar e social de alguns alunos.

 São considerados pontos positivos: bom desempenho de alguns professores; capacitação profissional através de cursos e palestras oferecidos pela escola; interação entre os profissionais que proporciona troca de experiências favorecendo assim o crescimento de todos e a evolução do processo ensino aprendizagem; bons resultados de alunos no ENEM e PROUNI; boa localização que favorece o acesso de toda comunidade escolar.

 Trabalhamos em parceria com a EMATER com palestras, cursos às famílias; FUNASA; Secretaria Municipal de Educação; Conselho Tutelar de Simonésia, Agente Jovem, Instituto PAGUS e outros.

 Visando a participação efetiva e abrangente de toda a comunidade escolar nos aspectos administrativos e pedagógicos, a atual gestão procura atuar de forma envolvente e democrática.

 A escola tem como missão formar o ser humano integralmente. Além dos processos cognitivos, é essencial trabalhar os aspectos relacionados com a afetividade, formação da cidadania, a ética, a sexualidade, em todas as dimensões do ser humano, ou seja, capaz de interagir e transformar a realidade para uma vida digna em sociedade.

 A instituição se empenha na construção de uma prática pedagógica que prioriza o ensino, utilizando-se de conteúdos que vão além de disciplinas escolares e perpassam todas as áreas do conhecimento. Visa ,sobretudo , a gestão de resultados de aprendizagem através da organização e acompanhamento de todo o universo escolar. A questão principal deste planejamento é, então, expressar a capacidade de transferir o planejado para a ação, ou seja, proporcionar um ensino de qualidade para todos.

 Na concepção de uma educação de qualidade, além de outros fatores, a avaliação do processo de Ensino-Aprendizagem na escola, é de fundamental importância, pois ele tem por objetivo criar condições para o bom desempenho de todos os envolvidos, especialmente do professor, para que mudanças ocorram efetivamente na prática pedagógica. Dentre estas mudanças, está a ação de possibilitar a consolidação de uma cultura de avaliação, de análise de dados, de intervenção pedagógicaem tempo real para que os alunos melhorem seu desempenho escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com