TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica O Leitor

Monografias: Resenha Critica O Leitor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  3.946 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha critica do filme ‘’O Leitor’’

O filme ''O Leitor'', escrito pelo alemão Bernhard Schlink, conta uma historia de amor e solidariedade vivida por Hanna, uma mulher analfabeta e Michael, um jovem estudante de Direito. O encontro dos dois personagens se deu devido a uma certa vez que Michael, de apenas 15 anos, passou mal e parou em frente a um prédio, onde Hanna se encontrava e o ajudou, criando a partir dai uma relação de carinho e amor.

No filme Hanna sempre pedia Michael para ler para ela diversos livros, já que ele estava na escola e ela com isso poderia aprender ouvindo alguma coisa, ja que ela não sabia ler nem escrever, porem Michael não sabia disso. Tempos depois Hanna desapareceu.

Michael entrou para a faculdade para estudar Direito, ate que certo dia se deparou com um julgamento em que assistia que Hanna era acusada de participar do Nazismo, sendo uma das seguranças do campo de concentração e acusada de ser a principal mandante que escrevia e liderava tudo. Infelizmente, o analfabetismo é bem comum na sociedade e os analfabetos na maioria das vezes sofrem com algum tipo de preconceito ou isolamento devido a isto, então, como no caso de Hanna, ela ficou muito envergonhada de se datar como analfabeta em frente aos juízes e aos outros que estavam assistindo, e levou a culpa, sendo condenada a prisão perpetua.

Anos depois Michael entra em contato com Hanna, e lhe envia cartas e áudios ensinando - a ler e escrever, porem mesmo com essa reaproximação e o ato de solidariedade, Hanna já não suportava mais viver com a culpa e as lembranças de violência causadas a outras mulheres dentro do campo de concentração e resolve isso por si mesma com um fim trágico.

A historia do filme nos mostra a realidade e as verdades que não enxergamos no nosso dia a dia, de pessoas analfabetas de se privam do aprendizado por medo do preconceito e ate mesmo são levadas a praticar atos fora da lei para a sobrevivência, já que não são vistas como capazes para outros tipos de coisa. É muito bem relatado o que acontece com pessoas como a Hanna, e nos faz pensar mais e rever nossos conceitos, olhar ao redor e nos importar além do que apenas nos diz respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com