TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Avatar e O Desafio de Darwin

Por:   •  5/8/2016  •  Resenha  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  1.276 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2][pic 1]


[pic 3]

[pic 4]

Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa

2°ano B

Professor: Luciano Carlos

Alunos:

  •  Caio Feitosa N°
  • Igo Luiam N°
  • Leonardo Breno N° 21

BIOLOGIA

Nossa Senhora da Glória-SE

Janeiro de 2016

AVATAR

Atrás de riquezas (capital) para o nosso planeta, a gananciosa humananidade aproveita de suas tecnologias para extraí-las, em que geralmente são interpretadas como recursos (recursos muito mal usados, pelos humanos diga-se de passagem) de Pandora. Mais precisamente, um mineral que vale muito. Além dos minerais valiosos, criaturas assustadoras, mas ao mesmo tempo encantadoras desfrutam da companhia da que pode ser considerada a mais bela e criativa criação de flora para um planeta distante.

No entanto, o planeta alienígena não é apenas habitado por minérios, flora e fauna selvagem. Lá também habitam seres humanoides, civilizados (o termo “civilizado” pode ser interpretado em seu conceito antropológico, onde um grupo de indivíduos se organiza em comunidade com cultura, crença, língua, etc.): os Na’vi. A presença dos Na’vi complica um pouco as coisas. O que antes poderia ser uma operação mais direta, agora é afetado por uma série de princípios do código de conduta ética humana.

Com intuito de conquistar a confiança dos Na’vi, projetos de colonização são feitos em Pandora. Escolas são fundadas para que a língua inglesa seja ensinada aos habitantes do planeta, bem como a língua na’vi seja aprendida pelos humanos. Tudo isso, é claro, com a ajuda da Biologia: uma recombinação do DNA humano com o DNA na’vi contribuiu para produzir corpos na’vi nervosamente inativos que posteriormente são ativados através de neurotransmissores dos humanos que cederam seus DNAs para a produção desses corpos. Assim eles podem utilizá-los, como avatares para “penetrar” na comunidade na’vi. Relação homem com a natureza. Os nativos possuíam uma forte ligação com a natureza, que apresentava uma grande variedade de ecossistemas. Sua ligação com a natureza se baseava desde a comunicação com seus antepassados até o empréstimo de energia que os nativos supostamente recebiam de Eywa, a deusa da terra. Além dessa relação de dependência mútua homem-natureza, os nativos tinham um grande respeito com os animais e as plantas, já que ambos tinham origem de uma mesma energia proveniente de Eywa; a ligação entre os nativos e a natureza é tão grande, que eles possuem uma espécie de “USB” nas pontas dos cabelos, que é ligada a uma árvore onde ocorre essa troca de energia.

O desafio de Darwin

O filme conta sobre a vida de Charles Darwin e sua teoria da evolução. Darwin tinha-se um grande entusiasmo para estudar as espécies e suas evoluções. Em 1858 Darwin recebeu uma carta de Wallace que mostrava suas ideais. Após ler essa carta Darwin ficou muito constrangido ao saber que suas ideias era semelhantes às de Wallace, no qual ele conclui que tinha sido plagiado. Charles Darwin passou vários anos dedicando a sua vida pesquisando e escrevendo sobre as espécies, no qual resultaria no seu "Grande Livro", como o próprio chamava. Mas assegurou por muito tempo a sua publicação por conta dos valores religiosos da sua mulher Emma e das consequências que a igreja poderia gerar com a sua publicação. A sociedade em que vivia era movida pelos seguimentos religiosos, no qual se Darwin publicasse suas conclusões poderia abalar o mundo movido pela fé e suas crenças e ele poderia ser criticado e odiado por uma sociedade que iria bater de frente das suas conclusões. Os seus filhos apesar de ser pequenos apresentavam uma grande paixão pelas pesquisas das espécies. Ao viajar para Argentina ele faz a primeira descoberta de sua viagem, encontrou restos de um Megatério, conhecida como preguiça gigante. Nos Andes ficou encantado ao encontrar conchas fosseirizadas. Darwin se deparou com certos fatos sobre a distribuição dos habitantes da América do Sul e das relações geológicas do presente e do passado desse continente, tais fatos alertaram sobre a origem das espécies, o mistério dos mistérios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com