TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Desafio de Darwin

Por:   •  25/10/2019  •  Resenha  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  2.458 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA DO FILME O DESAFIO DE DARWIN

No início do filme, Darwin recebe uma carta de Alfred Wallace, que contêm o resumo da teoria na qual chegou sobre a origem das espécies, que é idêntica à teoria de Darwin. Wallace solicita que esse resumo seja levado à público.

Darwin oculta sua teoria há mais de 20 anos por medo da reação pública, de virar objeto de ódio dos religiosos e de afetar a relação com sua esposa, Emma, que acredita em Deus. Agora, seu medo é perder o crédito do trabalho de uma vida toda.

Além disso, há a preocupação com a saúde frágil de seus filhos, que Darwin desconfia que se deva pelo fato de ser primo de 1º grau de sua esposa. O casal já havia perdido uma filha oito anos antes, em 1858.

Ao longo do filme Darwin relembra à sua esposa e a si mesmo momentos de sua viagem no Beagle, que lhe trouxeram muitas descobertas. Descobertas que o levaram concluir que a natureza seleciona a estrutura apropriada e a adapta à mudança, processo que ele intitulou com seleção natural.

Apesar das diferenças religiosas, Emma aconselha a Darwin escrever para Lyel e Hooker, cientistas renomados e amigos dele, para ajudá-lo a decidir se deve publicar sua teoria e não perder seu crédito e o que fazer com o resumo que Wallace lhe enviou. Darwin receia parecer mesquinho e egoísta, mas envia uma carta a eles.

Enquanto isso, a saúde de sua filha mais velha melhora e a do bebê, Charlie, piora. Ele acaba falecendo e isso deixa Darwin devastado, praticamente sem rumo sobre o que fazer.

A resposta à sua carta chega, nela há uma solução para o que parece ser o seu menor dos problemas agora: a Sociedade Lineana, uma sociedade científica responsável pela divulgação de trabalhos importantes, fará uma reunião onde o esboço da teoria de Darwin será lido em conjunto com o trabalho de Wallace. Por fim, não tiveram interesse pelos esboços dos dois e incitaram Darwin a publicar um trabalho mais completo.

Depois de pensar muito sobre isso e em todas as consequências de sua decisão, Darwin o faz. Escreve um livro completo, com (como ele mesmo diz) a resposta para o mistério dos mistérios. O seu grande e “abominável” livro, “A Origem das Espécies”.

O filme termina assim, Darwin com seu livro em mãos. O seu trabalho de uma vida toda levado a público, sendo venerado por uns e odiado por outros. Apesar da vida de Emma e Darwin ter virado uma tempestade após a publicação, o casamento dos dois continuou intacto e permaneceram juntos até a morte dele, em 1882. Nos 14 anos seguintes, Emma defendeu a reputação do marido. Ela morreu em 1896.

CONCLUSÃO

O filme mostra com detalhes a época da vida de Darwin que foi um verdadeiro desafio para ele, onde tinha que decidir publicar sua teoria e vir a ser odiado por religiosos e até mesmo por familiares e amigos ou não publicá-la e deixar outra pessoa, que chegou à mesma teoria anos depois, levar o crédito pelo seu trabalho de uma vida inteira. Simultaneamente, passava pelo conflito de ver seus filhos com saúde frágil e risco de vida, o que o preocupava mais do que a questão de publicar ou não seu trabalho. Apesar de tudo, no final, ele teve seu trabalho publicado e reconhecido. Com isso, Charles Darwin foi o homem que mudou a história da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (314.3 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com