TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme O Grande Desafio

Casos: Resenha Do Filme O Grande Desafio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  5.997 Visualizações

No contexto histórico de preconceito racial vivido pela sociedade norte americana na década de 30, um professor da pequena faculdade Willian seleciona um pequeno grupo de estudante para sua equipe de debate, no ano de 1935. A faculdade Willian é uma instituição Metodista voltada exclusivamente para formação de estudantes negros. O que parece inicialmente a luta dos movimentos políticos dos negros em prol da conquista dos direitos cíveis, se revela ao longo do filme como uma interessante reflexão intensa no ato de educar. O professor Melvin Tolson pode ser compreendido como um educador libertário, pois é um educador crítico. Conforme retratado no filme, podemos perceber o forte comprometimento do professor Tolson com as lutas sociais na localidade onde ele vivia. O longa-metragem mostra o seu envolvimento com a política local, com a formação dos sindicatos dos trabalhadores rurais, que neste caso superava a questão racial, já os envolvimentos com seus alunos, focavam as problemáticas das questões cotidianas relacionadas aos preconceitos vividos por seus alunos e familiares.

Mas a teoria que eles usavam causava grande impacto, acreditavam na capacidade de vencer, que as derrotas são apenas meios para depois conquistar as vitórias e acima de tudo, acreditavam no poder das palavras.

Quando se faz isso ganhamos experiência pessoal, deixamos de lado a hipocrisia e começamos a viver e a lutar por direitos.

Figura 1: Personagens do Filme

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com