TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Os Desafios Para Implantação Da Avaliação De Desempenho

Artigos Científicos: Resenha: Os Desafios Para Implantação Da Avaliação De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 3

Com base no PLT da disciplina: MODELO DE COMPETÊNCIAS E GESTÃO DE TALENTO, deverão fazer uma resenha crítica discutindo, o seguinte tema:

Os desafios para o Gestor ao implantar avaliação de Desempenho

Esta resenha tratará dos principais desafios encontrados pelos gestores através da avaliação de desempenho. Foram utilizados como referências bibliográficas os quatro primeiros capítulos do livro Modelo de competências e gestão de talentos, de Maria Rita Gramigna, também o livro Gestão Estratégica de Eliezes Arantes da Costa e o site RH.com.br .

Os textos lidos apresentavam de forma clara que todo sistema de avaliação humana apresenta o que se denomina “vícios de julgamento”, que dão origem às críticas, tornando o sistema vulnerável pela sua subjetividade. Trata-se em geral, muito mais de questões ligadas diretamente àqueles que o processo avalia do que ao instrumento propriamente dito.

São efeitos que, do ponto de vista psicológico, podem estar presentes no processo de avaliação de duas maneiras distintas, de conformidade com o tipo de atitude tomada pelo avaliador, e que podem ser catalogadas como: Atitudes conscientes – quando o avaliador, sob qualquer pretexto, vicia um resultado, premeditando atender a interesses em jogo ou ao buscar ajuda ou ainda ao tentar prejudicar o avaliando.

Atitudes inconscientes – quando o avaliador toma as mesmas atitudes anteriores, porém, sem a intenção premeditada, dolosa, de provocar uma alteração no resultado original.

No entanto, vejo que em todas as suas fases da vida o ser humano passa por constantes processos de avaliação, mesmo que não perceba. Isso ocorre, por exemplo, quando é necessário participar de um exame médico para praticar de alguma modalidade esportiva ou mesmo ingressar em algum curso. Quando se exerce uma profissão a história ocorre novamente, pois a empresa deseja saber se o seu colaborador está ou não atendendo as expectativas do cargo para que exerça. Daí, entra em cena a chamada avaliação de desempenho, que dependendo da estrutura e da cultura da empresa apresenta-se em vários formatos. E em minha opinião, o problema pode estar na maneira como que a metodologia é aplicada e não necessariamente levando em consideração somente os pontos de vistas psicológicos. Todas as empresas deveriam ter algum método de avaliação de desempenho, independente das dificuldades encontradas, pois assim sabe-se se o colaborador esta atendendo as expectativas da empresa, ou também saber o que tal colaborador precisa fazer para melhorar.

Esse método feedback 360º é um método interessante, pois todos avaliam a todos, pois às vezes o colaborador pensa que esta tudo certo, nos conformes, mas seu superior ou ate seu subordinado não esta contente com sua atuação. E assim sendo avaliado por todos os lados o colaborador sabe para onde ele deverá seguir para resolver os problemas e melhorar, e assim também saber como incentivar sua equipe.

Foram capítulos e resenhas interessantes a serem lidas e estudadas, inclusive no site há uma listagem com as dez principais dificuldades dos gestores na hora da aplicação da avaliação de desempenho.

Concluo, que tal estudo expandiu meus conceitos relacionado a essa ferramenta, deixando uma clareza maior às dificuldades e maiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com