TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha numero Cinco do Livro os Botões de Napoleão

Por:   •  16/5/2016  •  Resenha  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha v: Capitulo Celulose

Com a mesma temática utilizada nos capítulos anteriores o autor nos mostra fatos sobre a utilização da celulose (algodão) e seu contexto histórico, por exemplo, como moeda de troca por escravos na África. Mostra também, o processo natural, como e quando surgiu tal fruto.

O algodão que se desenvolve dentro de vagens globulares conhecidas como cápsulas. Que dentro contém massas de fibras de algodão e sementes oleosas. Essas características que deram a importância comercial da época. Seu cultivo teve inicio por volta de cinco mil anos atrás, no entanto na Europa só chegou por volta de 300 a.C.

Em lancashire, na Inglaterra, tornou-se um grande centro de produção de algodão, pois o seu clima úmido ajudava as fibras do algodão a se manterem sem umedecidas. Mais aferente na história o algodão cultivado Lacashire foi bastante importante na revolução industrial, pois deu um surto de produção de algodão. A Inglaterra em 1760 importou mais de 1,12 milhões de quilos de algodão e em menos de oito meses produziu cento e quarenta vezes mais que a quantidade anterior.  Fazendo assem com que os fios barateassem.

Assim como nos capítulos anteriores quando ele termina o parecer histórico ele logo inicia a parte química, onde abordam aspectos de composição, importância e entre outros. Assim como outras fibras vegetais, o algodão é composto por mais de 90% de celulose, que é um polímero de glicose que é matéria prima da parede da célula vegetal. Esses polímeros são conhecidos como polissacarídeos estruturais, que como já foi dito antes a celulose é um exemplo disso, pois fornece sustentação.

  Nos anos 30 descobriu se que a celulose era solúvel em acido nítrico e que essa solução derramada na água formava um pó branco que se transformava em um explosivo muito potente. Esse explosivo nada mais é do que a ligação de um grupo nitro (NO2) que substitui o H de OH em varias posições diferentes na molécula de celulose e após isso passa a ser chamada de Nitrocelose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com