TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do artigo - Inflamação: entre a regeneração e a cicatrização

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do artigo - Inflamação: entre a regeneração e a cicatrização

INTRODUÇÃO

Após uma lesão, vários componentes do sistema imunológicos são ativados por uma diversidade de fatores inflamatórios. Esses mediadores inflamatórios liberados, amplificam e influencia a restauração do tecido. Na maioria das lesões, esse reparo acontece pela formação de um tecido fibroso, que é produzido principalmente por células como fibroblastos, denominado cicatriz. Porém ao longo da história foram relatados casos em que houve regeneração (regeneração é o processo biológico que consiste no reparo do tecido após uma lesão) total do tecido, ou seja, o tecido foi substituído por um de mesma forma e função do tecido perdido.

REGENERAÇÃO

A regeneração é a organização tecidual com a substituição das células mortas ou lesadas por novas células, idênticas às originais, promovendo a restituição total e a funcionalidade do tecido. A regeneração está presente em quase todos os seres vivos, sendo ela simples ou completa das partes perdidas.

As espécies que apresentam maior quantidade de tecido diferenciado tem uma menor capacidade de regenerativa, um exemplo disso e os mamíferos quem tem capacidade regenerativa limitada se comparada a outros organismos.

Planárias e hidras conservam populações de células troncos durante toda sua vida, essas células são utilizadas para o processo de regeneração tecidual total. Nos metazoários, o processo regenerativo e separado em duas categorias: morfaláxia e epimorfose. Em nível molecular muito se desconhece sobre o processo de regeneração tecidual, a maior parte dos estudos foi realizado somente em planárias.

Como muitas das vezes a regeneração tecidual total não ocorre, o organismo opta por utilizar o processo de cicatrização.

CICATRIZAÇAO

Em mamíferos o processo de reparo tecidual ocorre de forma limitada, decorrente da substituição de células maduras, e formando cicatriz. A cicatriz é caracterizada por fibroblastos e uma matriz extracelular desorganizada, formada principalmente por colágeno. Estudos apontam que o processo de cicatrização tem diferenças associadas na atividade imunológica, por exemplo, a idade influencia no tipo de cura da ferida.

A cicatrização constitui-se por três fases: fase inflamatória (vasoconstrição, ativação de plaquetas iniciando a formação de uma matriz de fibrina, permitindo a migração celular), fase de formação de novos tecidos (proliferação e migração celular permitindo o início de cobertura da lesão) e um estágio de remodelação (transição de tecido de granulação em tecidos maduros com cicatriz).

DISCUSSÃO

A reparação e a regeneração se desenvolvem após respostas inflamatórias. Quanto mais tempo persiste o processo inflamatório mais tempo leva a cura tecidual, levando à reparação por tecido fibrótico (cicatrização). Assim, para auxiliar no processo de reparo tecidual, existem alguns recursos que podem ser utilizados e que cada vez mais vêm sendo estudados, como os medicamentos, processos mecânicos, cirúrgicos, etc. Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com