TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Óleo de Lorenzo

Por:   •  9/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso de Psicologia

Professora: Ana Cláudia

Matéria: Neuroanatomofisiologia

Camila da Rocha Bastos Leite.

Mat. 201904051138

Rio de Janeiro/RJ

2019

Filme: O Óleo de Lorenzo

O filme Norte americano de 1992 “O óleo de Lorenzo” traz a história real do menino Lorenzo que, aos 8 anos de idade, manifesta uma doença rara e degenerativa chamada adrenoleucodistrofia (ADL), que ataca o sistema nervoso. Seus pais, historiadores, iniciam uma incansável busca pela melhora de seu filho, ao descobrirem que a doença, em pouco tempo, o levaria à morte.

Após a frustração por não encontrar medicamentos para a ADL e o fracasso dos médicos,  esses pais começam um estudo de caso, mesmo sendo leigos, tentando encontrar uma cura para a doença de Lorenzo, que está definhando aos poucos por causa da ADL.

Assim, depois de muitos estudos, pesquisas e testes, os pais de Lorenzo descobriram um óleo que, apesar de não curar efetivamente a doença, a estagnava. Com o uso recorrente desse óleo, o menino teve sua doença paralisada e, através de diversos tratamentos, conseguiu melhoras significativas.

O que é a doença?

A adrenoleucodistrofia (ADL) é uma doença genética rara e degenerativa ligada ao cromossomo X. É transmitida pela mãe e afeta principalmente aos homens. A ADL possui diferentes níveis de gravidade, de acordo com a idade em que se manifesta.

ALD neonatal, ocorre nos primeiros meses de vida e pode provocar convulsões, deformações faciais e retardo mental.

ALD clássica ou infantil é considerada a forma mais grave da doença. Tal modalidade da doença surge entre os 4 e os 10 anos, provocando demência severa, perda de visão, da audição e da fala.

ALD adulta surge no final da adolescência ou início da vida adulta e pode ser controlada por décadas. Ela provoca, entre outros sintomas, disfunção erétil e incontinência urinária.

ALD entre mulheres ,  é ainda mais rara e mais branda. Provoca perda de equilíbrio e coordenação, além de fraqueza nas pernas.

O acúmulo de ácidos graxos de cadeia muito longa, causados pela atividade anormal dos peroxissomos, corrói a camada de mielina, que envolve as fibras nervosas do cérebro, impedindo que os impulsos nervosos sejam transmitidos. Esse acúmulo também afeta o córtex adrenal, danificando as glândulas suprerrenais que são responsáveis pela produção de hormônios vitais.

Ainda não existe cura para a adrenoleucodistrofia e o principal tratamento para controle e estagnação da doença é o óleo de Lorenzo (o que foi descoberto pelo pai do menino do filme de mesmo nome). A administração de hormônios também é usada para amenizar o avanço da doença. Em alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea.

O que é o óleo?

Descoberto por Augusto Odone em um estudo para salvar a vida de seu filho Lorenzo, O óleo de Lorenzo é uma mistura de ácido oleico com ácido erúcico que é usada como remédio para o tratamento da adrenoleucodistrofia (ALD). Esse óleo atua evitando o acumulo de ácidos graxos de cadeia muito longa em tecidos corporais, sobretudo no cérebro e nas glândulas adrenais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com