TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do filme: O óleo de Lorenzo.

Por:   •  21/9/2016  •  Resenha  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  4.369 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Faculdade de Saúde e Ciências Humanas e Tecnológicas-UNINOVAFAPI.

Disciplina: Bioquímica.

Profª: Jancineide

  Alunos: Elyson Matheus da Silva Carneiro.

          Marta Virginia.

      Neydson

Resumo do Filme: O Óleo de Lorenzo

 

Teresina- PI

17/09/2016.

O filme óleo de Lorenzo inspirado em fatos reais retrata a história de uma família que tem o filho diagnosticado com uma doença muito rara que causa incurável degeneração do cérebro levando o personagem a óbito em poucos anos essa patologia é a adrenoleucodistrofia (ADL). No filme, o menino leva uma vida normal, mas durando os cinco anos de idade passaram a ter vários problemas de ordem metal levando os médicos a ter esse diagnóstico, diante disso os pais se dispuseram a salvar a vida do filho, pois ficaram frustrados com o fracasso dos médicos e falta de medicamentos para essa doença decidindo então enfrentarem tudo, médicos, cientistas e grupos de apoio às famílias que lutavam com esse problema.

A adenoleucodistrofia (ADL) é uma rara doença genética e incurável está ligada ao cromossomo X recessiva que afeta a matéria cerebral branca e que está associada com insuficiência adrenal. A doença afeta mais comumente os meninos durante a infância e apresenta, inicialmente, com ou insuficiência adrenal ou uma variedade de manifestações neurológicas, como o comportamento hipercinético, regressão neurológica, surdez neuros e atrofia óptica, embora a maioria dos pacientes, eventualmente, desenvolver todo o quadro neurológico. Como desmielinizarão da substância branca implacavelmente avança o estado neurológico constantemente torna-se pior, resultando em incapacidade completa, estado vegetativo e morte. Lonrezo apresentou todos os sintomas foi perdendo sua audição e a capacidade de poder falar e teve uma perda da visão, ficando em estado vegetativo, mas seus pais inconformados resolveram se dedicar e estudar livros de medicina e artigos científicos da época buscando aprender e entender como as células do organismo funcionam. Passavam dias e noites em bibliotecas, mergulhados em livros. Diante disso, As dificuldades encontradas foram enormes, desde preconceitos de profissionais por serem eles leigos em Bioquímica e Medicina, à impossibilidade de realização de testes em humanos, de tratamentos ainda não autorizados pelo FDA. A ADL está relacionada com a acumulação de muito longa cadeia de ácidos gordos nos plamas e nos tecidos, causadas por uma proteína de membrana peroxissomal deficiente, esta incluída no grupo das leucodistrofias . Na ALD, a atividade anormal dos  peroxissomo  leva a um acúmulo excessivo de ácidos graxos saturados de cadeia muito longa (AGCML) constituídos de 24 ou 26 átomos de carbono em tecidos corporais, sobretudo no cérebro e nas glândulas adrenais . A consequência desse acúmulo é a destruição da bainha de mielina, o revestimento dos axônios  das células nervosas, afetando, assim, a transmissão de impulsos nervosos. Ó tratamento de pacientes com a ADL devem ser testados periodicamente para a função glândulas adrenais.

No filme, O tratamento sugerido pelos médicos (uma dieta rigorosa no controle dos ácidos graxos) mostra-se ineficaz, e seus pais resolve tomar de vez as rédeas da situação. A partir desse momento os pais do garoto passam a estudar ferrenhamente sobre os mecanismos de ação desta doença, no intuito de poder discutir com os médicos a melhor forma de tratamento para amenizar os sintomas apresentados por Lorenzo.Os pais descobriram o erro da dieta : quando o organismo não recebe ácido graxo do alimento , ele produz sozinho, através da biossíntese, então resolveram manipular um óleo , baseado no óleo de oliva, que não fosse prejudicial ao ser humano e enganasse o organismo.
Esse óleo não era a cura , mais barraca os efeitos da doença , pois o excesso de ácidos graxos destruía o cérebro , e consequentemente suas funções . Temos uma organela nas células, chamada perixossomo, responsável pela eliminação de excesso de ácido graxa, como Lorenzo tinha uma falha génetica, de uma enzima.

Auguste Odone, pai de Lorenzo durante o filme faz uma analogia entre uma pia de cozinha com duas torneiras, representando o organismo de seu filho. Por uma torneira estaria despejando os compostos químicos complexos que são produzidos por todos os seres vivos (Biossíntese), já na outra o fluído seria os ácidos graxos que foram absorvidos pelo organismo. Logo o ralo da pia seria por onde os compostos seriam eliminados, mas nota-se que mesmo retirando da dieta os ácidos graxos eles ainda aparecem nos exames, e em maior quantidade. Logo através de estudos descobriram que o organismo estava produzindo tal composto. A dieta que foi imposta a Lorenzo exclui todas as gorduras que formam os ácidos graxos, isso só fez com que a criança piorasse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com