TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme O óleo de Lorenzo

Por:   •  8/3/2023  •  Resenha  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 4

Filme O óleo de Lorenzo

O casal de historiadores Augusto e Michaela Odone tem uma vida aparentemente normal ao lado do filho Lorenzo, Augusto  tem outros dois filhos do seu primeiro casamento no entanto, os questionamentos começam aparecer quando a criança começa a apresentar sinais de hiperatividade, surdez e desequilíbrio corporal. Os pais procuram vários médicos, com intuito de identificar a causa, e depois de muito investigar recebem o diagnóstico: o menino é portador de Adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença muito rara e degenerativa, de acordo com os médicos o garoto não viveria mais de três anos.

Incluída no grupo das leucodistrofias, e que afeta o cromossomo x, sendo uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida por mulheres portadoras e que afeta principalmente homens. A ALD decompõe a bainha de mielina (substância gordurosas que ocorre os oxônios e seus feixes), não apenas atua como isolante, é estruturalmente desenhada para promover a liberação rápida e eficiente de impulso nervoso.

Os sintomas dessa doença é afasia, disfagia, dificuldade de deglutir, dificuldade de comunicação, os movimentos ficam difíceis e prejudicam a fala, ocorre alterações do controle motor da fala, convulsões, anomalias faciais, retardo mental, perda da memória, da vista, da audição.         

Na ALD, a atividade anormal peroxissomos leva a um acúmulo excessivo de ácidos graxos da cadeia muita longa, constituída de 24 ou 26 átomos de carbono em tecidos corporais, sobretudo no cérebro e nas glândulas adrenais. Não existe cura para esta doença e devem ser restringidos na dieta alguns alimentos, como queijo e carne vermelha, espinafre. Segundo estudos, a dieta baseada no “azeite ou óleo de Lorenzo” tem obtido êxito, especialmente quando administrada antes da aparição dos sintomas.  

Descobriram o erro da dieta: quando o organismo não recebe ácido graxo do alimento, ele produz sozinho, através da biossíntese, então resolveram manipular um óleo, baseado no óleo de oliva, que não fosse prejudicial ao ser humano, e enganasse o organismo, para que este não produzisse os ácidos graxos.

O “óleo de Lorenzo” é uma composição obtida através da mistura de ácido erúcico e ácido oléico. O tratamento da disfunção adrenal, através da administração de hormônios, por exemplo, e os transplantes de medula também são outros tipos de medidas adotadas no tratamento da ALD. Foi reconhecida a eficácia do óleo de Lorenzo pela ciência.           

Os pais envolveram-se numa ONG com crianças portadoras de ALD, porém entenderam que os membros se preocupavam mais em aceitar e lidar com a doença, buscando somente a conformidade e não a cura. O pai inconformado com a situação empenha-se em descobrir os fatores da doença, recorrendo à medicina e acaba descobrindo que não existia tantos recursos para curar seu filho, pois segundo os médicos esta é uma doença nova e desconhecida, não havendo expectativas imediatas de cura.

Decidiram estudar sobre os mecanismos de ação desta doença, com a intenção de poder discutir com os médicos a melhor forma de um tratamento para amenizar os sintomas apresentados por Lorenzo. Passavam dias e noites em bibliotecas tentando entender e aprender como as células do organismo funcionam, cada conhecimento encontrado recorria aos médicos, professores e cientistas, buscando discutir com eles um tratamento que pudesse amenizar o sofrimento do filho. O casal chegou inclusive a arrecadar fundos para organizar uma reunião sobre a doença, o primeiro da história, contou com diversos estudiosos do mundo todo e instigou debates relevantes na busca da cura da doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com