TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Cardio Respiratorio

Trabalho Universitário: Sistema Cardio Respiratorio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 2

Escola D. Pedro II 2° ano B

Profª: Marildes

Disciplina: filosofia

SARA MARIA COUTO DE ANDRADE

Síntese e informações do livro “ O Príncipe Maquiavel”

São Luís

2011

“ O Príncipe Maquiavel”

AUTOR: Escrito por Nicolau Maquiavel

DATA: Foi escrito em 1512 e posteriormente publicado em 1532.

ASSUNTO: Trata-se de um dos tratados políticos mais fundamentais elaborados pelo pensamento humano, e que tem papel fundamental na construção do conceito de Estado como se vê atualmente.

A RELAÇÃO COM A POLITICA ATUAL:

O livro traz em seu contexto conselhos que estão presentes no nosso cotidiano Maquiavel explica ao príncipe como cuidar de suas finanças, para não ser visto como gastador, e levar o povo à pobreza, cobrando muitos impostos para manter-se rico. O autor diz que o melhor é ser visto como miserável, pois com este julgamento ele poderá ser generoso quando bem entender, e o povo irá se acostumar com isso. Fato esse que é bastante seguido pelos politicos atuais com intenção de possuir dominio sobre a população sem que a mesma perceba.

No capítulo 18, Maquiavel argumenta que o governante deve ser dissimulado quando é necessário, porém nunca deixando transparecer sua dissimulação. Não é necessário, a um príncipe, possuir todas as qualidades, mas é preciso parecer ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso já que às vezes é necessário agir em contrário a essas virtudes, porém é necessário que esteja disposto a modelar-se de acordo com o tempo e a necessidade. Os politicos dissimulados por mais que desviem dinheiro para o seu bolso , sempre fingem ser bonzinhos para que a população crie uma certa “ fama de bom moço” por eles, ou seja eles gastam um certa quantia para parecer que já melhoraram bastante a cidade ou capital e assim ser releito como forma de compromisso com a população , e se tonando amigo e não inimigo dos eleitores, saindo não como corrupto mais como “ o bem feitor” .

Do capítulo 20 ao 23, explica como o líder deve controlar e o que deve fazer para manter seu povo feliz, mantendo distância dos bajuladores, e controlando seus secretários. O politico tem que ter dominio sobre os seus secretários não deixando escapar suas farças e mantendo seu aliados perto e os bajuladores( pessoas que querem algo em troca) afastados.

Dizendo que os líderes devem adaptar-se ao tempo em que vivem, para manter-se no poder por mais tempo. Quanto melhor for o politico mais tempo ele permanecerá no poder, exemplo disso foi Lula que se manteve com seu cargo dois mandatos seguidos , pois conquistou o voto dos eleitores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com