TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Cardio Respiratorio

Artigo: Sistema Cardio Respiratorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

Embora os direitos humanos sejam um tema cada vez mais presente no discurso ético, social e politíco das sociedades modernas, eles são uma questão recente. Constituem uma preocupação que vem de longe, não se sabendo ao certo quando começou essa consciencia pelos direitos humanos.

O texto mais antigo que se conhece é o código Hamurabi, onde encontramos pela primeira vez a referencia a direitos comuns.

Durante os séculos XIX e XX assistimos a uma luta contínua pelos direitos de liberdades para as pessoas e os povos levando, no final, a 10 de Dezembro de 1948, à Declaração Universal dos Direitos Humanos.

1ª GERAÇÃO (SEC. XVIII)

Na primeira geração dos direitos humanos estão representados os direitos civis e políticos. Direitos que apenas se institucionalizaram após a queda do Antigo Regime, devido aos novos valores revolucionários do século XVIII.

Os direitos humanos desta geração estão inspirados na Declaração de Interdependência dos Estados Unidos que, a 4 de Julho de 1776, veio proclamar diversos direitos como o direito de associação, a liberdade religiosa, a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a não sujeição a castigos cruéis e na Revolução Francesa que três anos mais tarde, 1789, veio defender a liberdade, a igualdade e a fraternidade.

Assim, os direitos humanos de primeira geração seriam os direitos de liberdade, compreendendo os direitos civis, políticos e as liberdades clássicas. Estes foram proclamados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão a 26 de Agosto de 1789.

2ª GERAÇÃO (SEC. XIX)

Durante o século XIX foram se alastrando pelo mundo lutas anti-clavagistas, direito de voto das mulheres e lutas operárias em defesa dos seus direitos. Mais propriamente a defesa dos direitos de uma nova classe operária consequente do desenvolvimento do capitalismo que era composta por camponeses e artesãos englobando homens mulheres e até mesmo crianças.

Esta classe trabalhava sob duras condições de trabalho e de vida e como tal foram surgindo movimentos sociais contra essa situação.

Com isso, foram conquistados direitos políticos, económicos e sociais:

• Diminuição da Jornada de Trabalho para 8 horas diárias (Dia do Trabalhador, 1 de Maio);

• Princípio «trabalho igual, salário igual»;

• Direito à contratação colectiva;

• Direito à segurança social;

• Direito a Férias Remuneradas;

• Condições de trabalho dignas.

Estas conquistas foram assim consideradas como os direitos Humanos de 2ª Geração

3ª GERAÇÃO

Os povos africanos introduziram a noção de direitos colectivos ao aprovarem na OUA (Organização de Unidade Africana), em 1981, a Magna Carta dos Direitos Humanos. Foi com isso conquistado o direito dos povos ao desenvolvimento e a um ambiente equilibrado. Direito que levou a ONU (Organização das Nações Unidas) em 1986 a integrar também os direitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com