TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Educacional Brasileiro

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.338 Palavras (10 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 10

O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

A ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA EDUCATIVO NO BRASIL[a][b]

[pic 1]

Catiele Freitas

Fernanda Miranda Menger

Pamella Corrêa Frazão

Rhaíssa Costa Queiroz[c]

Prof. Orientador: Giane Margarete Scarpatto Lourenço

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Ciências Biológicas (0375) – Seminário da Prática II II[d]

26/11/2015[e]

RESUMO

O sistema educativo do nosso país passou por muitas mudanças e modificações ao longo do tempo. Embora não seja possível fazer uma comparação entre conceitos e épocas, é importante ressaltar acontecimentos e pensamentos que foram fundamentais para mostrar como o Brasil construiu seu sistema educativo atual e o que foi levado em conta ao longo desse processo, pois “Desde que o homem é homem ele vive em sociedade e se desenvolve pela mediação da educação” (SAVINI,1999,p.1). Tendo [f]como base um breve histórico[g] da legislação do sistema educacional do Brasil,[h] percebendo inúmeros[i] olhares que se cruzaram nessa tragetória[j], na construção da euducação brasileira, percebemos também[k] que a educaçao evolui[l]u bastante.  Historicamente, muitos direitos foram conquistados. A educação “[...] é uma fração do modo de vida dos grupos sociais que a criam e recriam, entre tantas outras invençoes de sua cultura, em sua sociedade[m]” (BRANDÃO, 2004 p.10). ). A LDB define para a educação basica, ensino fundamental e medio, sendo a carga horaria minima de oitocentas horas, distribuinda por duzendo dias letivos no minimo, sem contar o tempo reservado para exames finais. Conforme a legislação cabe os municipios a oferta na educação infantil, aos estados e municipios o ensino fundamental, e o estado o ensino medio.

Palavras-chave: Sistema Educacional,Organização, Educação;

1.INTRODUÇÃO[n]

           

Tornando as concepções de educação como ponto de partida para analisar o funcionamento e a organização do sistema educacional brasileiro, foi bastante importante para a educação brasileira a lei 15 de outubro de 1827 que nos trouxe varias mudanças para o ensino, lembrando que a educação é constituída pelo nível infantil, ensino médio e ensino fundamental e de acordo com o art.21 da lei nº9.394/96, a educação escolar não é apenas educação básica, também se compõe de nível superior[o] 

No entanto, a escola é um espaço de aprendizagem e um conjunto de conhecimento produzido historicamente pelo homem. Sendo a escola uma instituição educacional voltada para a aprendizagem de novos saberes, onde a supervisão escolar poderá contribuir com a gestão da educação, e a escola pode acompanhar, avaliar e apoiar o projeto pedagógico, conforme Polato (2010,p.23), “ a gestão da educação exige planejamento, estabelecimento de metas, manutenção de recursos e avaliação”. É preciso estabelecer um estilo de organização escola que contemple a efetiva participação de todos os envolvidos no processo educativo,

Também não podemos apenas definir a escola como um ambiente, que apenas transmite conteúdos e informações, muitas vezes desconexos e sem sentido para os contextos sociais. Então a escola precisa ser.

 Segundo Paro, (2007, p33)

 [...] entendida como agência educativa, em seu sentido mais radical, tomada a educação como apropriação da cultura, e entendida esta como o conjunto de conhecimento, valores, crenças, arte, filosofia, ciências, tudo, enfim, que é produzido pelo homem em sua transcendência da natureza e que constitui como ser histórico.

           Por isso que a escola deve ser um espaço democrático de convivência dos diversos saberes, preparando o educando para o exercício da cidadania, e oferecendo oportunidades de conhecimento que possibilitam o crescimento, no processo de estudos e também trabalho.

2 SISTEMA DE EUCAÇÃO.[p]

A ideia do sistema educacional, não é algo recente, falar sobre os primeiros fundamentos do sistema educacional, é como falar das primeiras escolas do Brasil, é lembrar-se [q]dos jesuítas (século XVI) que “[...] lançaram, entre perigos e provocações, os fundamentos de todo um vasto sistema de educação que se foi ampliado progressivamente com a extensão territorial do domínio Português” (AZEVEDO, 1976, p 11)

Podemos perceber que vem desde as primeiras escolas criadas o sistema educacional. Conforme Serafim Leite, na Bahia “[...] enquanto se fundava a cidade de salvador, quinze dias depois de chegarem os jesuítas, já funcionava uma escola de ler e escrever – inicio daquela sua politica de instrução[r]” (LEITE, apud AZEVEDO, 1976, p.11)

Podemos dizer que organização do sistema educacional teve inicio nesse período, tendo como principal gestor dessa organização o [s]gênio politico de Nóbrega (AZEVEDO, 1976, p.12), conduziu com sabedoria e planejamento”.

 

 Segundo Azevedo, (1976, p15-16)

 [...] os jesuítas não estavam servindo apenas à obra de catequese, mas lançavam as bases da educação popular e, espalhando ás novas gerações a mesma, fé , a mesma língua e os mesmos costumes , começavam a forjar , na unidade espiritual, a unidade politica de uma nova pátria.  [...]foi por ai, por essas escolas de ler e escrever , fixas ou ambulantes, em peregrinação pelas aldeias e sertões que deve de começar a fundamentis a sua grande politica educativa e com elas é que se inaugurou no Brasil ao mesmo tempo que na Europa, essa educação literária popular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com