TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro Fundamentação teórica: análise de Pierre Bourdieu

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 2

Análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro

Fundamentação teórica: análise de Pierre Bourdieu

        Para Bourdieu a escola faz a violência simbólica, onde os alunos dominados (pobres) são obrigados a aceitarem a cultura e a maneira de agir dos dominantes (ricos). Podemos observar que com essas desigualdades sociais na escola, o aluno dominado obtém notas baixas, ou seja, ruins e acabam muitas vezes desistindo dos estudos, enquanto os alunos dominantes que possuem o capital cultural obtêm notas altas e passam em universidades boas facilmente. Observamos também o fato da importância dos conteúdos, pois alguns são mais importantes que os outros.

Contextualização sobre o sistema educacional brasileiro e suas desigualdades

No Brasil podemos observar que há estados que são necessitados de mais educação, os mais famosos são os estados do Nordestes e as escolas de regiões rurais, onde muitas vezes há poucas escolas públicas e pouquíssimos matérias e recursos para a aprendizagem. Muitas vezes há até mesmo, falta de cadeiras, mesas, alimentação e higiene para os alunos frequentadores.

As escolas públicas do Brasil dependem de verbas do governo que muitas vezes não chegam até a escola para beneficiar os alunos. Já a escola particular tem diversos recursos para a aprendizagem do aluno.

Considerações finais

        Na questão do ambiente escolar os educadores devem ficar atentos a forma de passar os conhecimentos aos alunos, não devem impor nenhuma cultura que não aceita ou conhecida pelos dominados. Sempre tende a refletir sobre o que passado e para qual classe social isto é passado, pois os dominados tem mais dificuldades em relações a algumas culturas, enquanto os dominantes têm mais facilidade e aceso a elas.

Também devemos investigar e criticar a questão das verbas passadas as escolas do Brasil, pois um ambiente com recursos é mais prazeroso do alunos estudar.

Referências Bibiográficas

  • BUSETTO, Áureo. A Sociologia de Pierre Bourdieu e sua análise sobre a escola: In: CARVALHO, A. B.; SILVA, C. L. da.Sociologia e educação: leituras e interpretações. São Paulo: Avercamp, 2006. P. 113 - 133.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com