TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Gestão Ambiental

Por:   •  10/9/2015  •  Resenha  •  3.167 Palavras (13 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 13

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ENGENHARIA MECÃNICA

LEANDRO FELIPE DA SILVA

RA: 2485804989

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL E

CERTIFICAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS

GOIÂNIA

2015


LEANDRO FELIPE DA SILVA

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL E

CERTIFICAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS

Trabalho entregue a Faculdade ANHANGUERA EDUCACIONAL DE GOIÁS para a    aprovação na disciplina de Sistema de Gestão Ambiental e Certificação do curso superior em Engenharia Mecânica.

GOIÂNIA

2015


LEANDRO FELIPE DA SILVA

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL E

CERTIFICAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS

Trabalho entregue a Faculdade ANHANGUERA EDUCACIONAL DE GOIÁS para a    aprovação na disciplina de Sistema de Gestão Ambiental e Certificação do curso superior em Engenharia Mecânica.

Goiânia 11 de abril de 2015

___________________________________

RAQUEL

ANHANGUERA EDUCACIONAL

PROFESSORª


RESUMO

O objetivo deste trabalho é desenvolver e aprimorar nossos conhecimentos com a relação a conceitos e princípios gerais do Sistema de Gestão Ambiental e Certificação. Neste trabalho desenvolvi diversas pesquisas para a realização desta atividade. Irá discutir os conceitos e as formas de como surgiram, e para que surgiram cada evolução da Gestão Ambiental. Trata de “eventos marcaram de maneira direta a trajetória da gestão ambiental no mundo”.

Palavras-Chave: Gestão Ambiental, eventos.


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        

2. PROMULGAÇÃO DA POLÍTICA AMBIENTAL AMERICANA (NEPA)        

3. CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS EM ESTOCOLMO        

4. RELATÓRIO “NOSSO FUTURO COMUM”        

5. CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS NO RIO DE JANEIRO        

6. OS LIMITES DO CRESCIMENTO        

7. DOIS CHOQUES DO PETRÓLEO        

8. BIBLIOGRAFIA        


1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver atividades que possam colaborar com a formação, assim desenvolveu-se o que foi solicitado, conforme segue.


2. PROMULGAÇÃO DA POLÍTICA AMBIENTAL AMERICANA (NEPA)

A Lei de Política Nacional do Meio Ambiente (NEPA) é uma lei ambiental dos Estados Unidos, que estabeleceu uma política nacional de US promover a valorização do ambiente. Além disso, criou-se o Conselho do Presidente sobre Qualidade Ambiental(CEQ). A lei foi promulgada em janeiro 1,1970. Seu título curto é a Lei Nacional de Política Ambiental de 1969. NEPA é um dos estatutos mais emulados no mundo e é muitas vezes referido como o dos dias de hoje "ambiental Magna Carta".

Realização mais significativa do NEPA foi a criação de requisitos processuais para todos os órgãos do governo federal para preparar avaliações de impacto ambiental (EIA) e estudos de impacto ambiental (EISs). EIAs e EISs conter declarações sobre os efeitos ambientais das ações da agência federal proposta. requisitos processuais do NEPA se aplicam a todas as agências federais no Poder Executivo. O NEPA não se aplica ao presidente, o Congresso, ou os tribunais federais.

-História

NEPA cresceu a partir de uma maior valorização para o meio ambiente e as preocupações para o bem estar ecológico. O clamor público após a Santa Barbara derramamento de óleo 1969 foi um catalisador principal para a criação da lei. Os esforços do grupo de interesse público que refletem crescentes preocupações ambientais na sequência da catástrofe são identificados na região selvagem, Clean Air e água potável Atos, juntamente com o livro de Rachel Carson Silent Spring. Outro importante driver para decretar NEPA foi a revoltas de auto-estrada que ocorreram em resposta à demolição de muitas comunidades e ecossistemas em todo o país durante a Interstate Highway System construção na década de 1960. A lei já foi aplicada para qualquer grande projeto - federal, estadual ou local - que envolve financiamento federal, trabalho realizado pelo governo federal, ou licenças emitidas por uma agência federal. As decisões judiciais ao longo da história do direito têm se expandido a exigência de estudos ambientais relacionados com o NEPA para incluir ações onde as licenças emitidas por uma agência federal são


necessárias, independentemente de verbas federais são gastos para implementar a ação.

NEPA contém três seções:

1. A declaração de políticas e metas ambientais nacionais

2. A constituição de provisões para as agências federais para reforçar as políticas e metas

3. A criação do CEQ no Escritório Executivo do Presidente

O objetivo do NEPA é garantir que os fatores ambientais têm peso igual quando comparado a outros fatores no processo de tomada de decisão realizado por agências federais. O ato estabelece a política nacional do meio ambiente, incluindo uma abordagem multidisciplinar para considerar os efeitos ambientais na agência do governo de tomada de decisão federal. O ato também promove o CEQ para assessorar o presidente na preparação de um relatório anual sobre o progresso das agências federais na implementação NEPA. Mais especificamente, o CEQ aconselha o presidente sobre a política nacional de promoção da melhoria da qualidade ambiental e do estado do ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com