TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxoplasmose

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 7

CAPA[pic 1]

PLANO DE AULA

Tema:

Doença infecciosa - Toxoplasmose

Público Alvo:

Ensino Médio

Objetivos gerais:

Expor aos educandos o que é e o que deve ser feito para evitar a contaminação pela toxoplasmose, levando os a uma compreensão mais ampla a respeito do tema.

Objetivos específicos:

- Aguçar o interesse do aluno para a busca de conhecimentos sobre as doenças infecciosas, principalmente a toxoplasmose.

- Incentivar o debate e a tomada de decisões dos alunos em relação ao tema.

Conteúdo;

- Definição, aspectos gerais da doença e Causas;

- Classificação e múltiplas formas do agente causador da doença;

- Quais são os hospedeiros intermediários e quais são os hospedeiros definitivos;

- Ciclo biológico da doença completo e Ciclo biológico em seus diferentes hospedeiros;

- Resposta imunológica no hospedeiro humano;

- Forma de transmissão e profilaxia;

Procedimento

Exposição sobre os principais tópicos do tema

Recursos utilizados

Livro texto, revistas, vídeos, quadro digital e Data Show.

Avaliação

Os alunos serão avaliados pela participação, comportamento, provas escritas e orais.

Bibliografia sugerida

Parasitologia Humana – David Pereira Neves – 8a edição

PRODUÇÃO TEXTUAL

TOXOPLASMOSE

Definição e aspectos gerais da doença

Toxoplasmose é uma doença que resulta da infecção com o parasita Toxoplasma gondii, um dos parasitas mais comuns do mundo. É um organismo unicelular que pode infectar a maioria dos animais e pássaros. Porém felinos selvagens e domésticos são o melhor acolhimento para o parasita. Quando uma pessoa é infectada, o parasita forma cistos que podem afetar qualquer parte do corpo principalmente o cérebro, músculos e coração.

A toxoplasmose pode causar sintomas semelhantes aos da gripe em algumas pessoas, mas a maioria dos contaminados não desenvolvem nenhum sinal ou sintoma. Para crianças nascidas de mães infectadas e para pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos, a toxoplasmose pode causar complicações extremamente graves.

Se o infectado for saudável, provavelmente não vai precisar de qualquer tratamento para a toxoplasmose, mas se estiver grávida ou ter baixa imunidade, certos medicamentos poderão ajudar a reduzir a gravidade da infecção. A melhor abordagem, porém, é a prevenção.

- Causas;

Doença causada por protozoários que ocorre em vários mamíferos, répteis e aves e pode se espalhar para os seres humanos através do contato com animais infectados, especialmente gatos, ou por comer vegetais contaminados com excrementos destes.

A toxoplasmose é geralmente benigna e até mesmo assintomática, mas é perigosa se contraída durante a gravidez, pois pode causar defeitos de nascimento nos bebês.

- Classificação e múltiplas formas do agente causador da doença;

Para AMENDOEIRA (et al. 2003)a toxoplasmose e uma antropozooonose de distribuição universal que acomete milhões de pessoas no mundo. O Toxoplasma gondii e um protozoário intracelular, que pode parasitar os mais diversos tecidos de vários mamíferos e aves. A grande dispersão do parasita pode ser determinada pela possibilidade deste apresentar vários mecanismos de transmissão: ingestão de cistos presentes em carne crua ou mal cozida, ingestão de oocistos presentes em fezes de felídeos que contaminam alimentos e água, manipulação de terra contaminada com oocistos, entre outros.

O Toxoplasma gondii pode ser encontrado em vários tecidos e células (exceto hemácias) e líquidos orgânicos (saliva, leite, esperma, liquido peritoneal). O parasito apresenta uma morfologia múltipla, dependendo do habitat e do estado evolutivo.

As formas infectantes que o parasito apresenta durante o ciclo biológico são: taquizoitos, bradizoitos e esporozoitos. Essas três formas apresentam organelas citoplasmáticas características do Filo Apicomplexa (visíveis apenas em nível de microscopia eletrônica de transmissão) que constituem o complexo apical: conóide, anel polar (em numero de dois), microtúbulos subpeliculares, roptrias, micronemas e grânulos densos.

- Quais são os hospedeiros intermediários e quais são os hospedeiros definitivos;

O gato e outros felídeos são os únicos hospedeiros definitivos desse parasita, que se infectam principalmente pelo carnivorismo, ou seja, pela ingestão de mamíferos infectados, especialmente pequenos roedores e de aves, como pardais e outros pássaros. Podem também contrair a infecção, pela ingestão de fezes de outros gatos infectados. Os felinos eliminam oocistos em suas fezes que contaminam o ambiente.

O gato é um importante elo na cadeia epidemiológica da doença, porém o principal mecanismo de transmissão para o homem é o hábito de comer carne crua ou mal passada, além da ingestão de legumes, frutas, leite e água contaminados, sendo os alimentos, areias, águas, carnes cruas contaminadas e o homem os chamados hospedeiros intermediários.

- Ciclo biológico da doença completo;

De acordo com NEVES (2003) o Toxoplasma gondii apresenta dois tipos de reprodução: uma assexuada em diversas células do hospedeiro intermediário, e outra sexuada, ou coccidiana, no epitélio de felídeos jovens, não imunes.

Somente os felinos albergam o parasita nos intestinos, local onde este desenvolve seu ciclo enteroepitelial com a fase sexual do seu ciclo de vida, e os excretam com as fezes por 10 a 20 dias e mais raramente por mais tempo. No meio ambiente, em presença de oxigênio (O2) e temperatura adequada, os oocistos esporulam, em período de um a cinco dias, tornando-se infectantes.

Ciclo biológico em seus diferentes hospedeiros;

Na chamada fase assexuada, NEVES, (2003) relata que os mecanismos de transmissão são muito variados, podendo até interferir na patogenia da doença. Os taquizoitos sao destruídos se chegarem ao estomago, mas são capazes de aderir e penetrar nas células da mucosa oral. Os cistozoitos e os oocistos atravessam o estomago e liberam, respectivamente, os bradizoitos e os esporozoitos no intestino, onde serão capazes de aderir e penetrar nas células da mucosa local. Assim, a partir de qualquer forma que tenha sido a infecção, o ciclo continua de forma semelhante, independente da fase do parasita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (155.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com