TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado à Disciplina de Química

Por:   •  17/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA DE ENSINO BÁSICO JULIUS KARSTEN

QUÍMICA

HAYANA VIEIRA DOS SANTOS

MARIA EDUARDA NILSEN

AMINAS

JARAGUÁ DO SUL

2019

HAYANA VIEIRA DOS SANTOS

MARIA EDUARDA NILSEN

AMINAS

Trabalho apresentado à disciplina de Química do 3°ano 01. Professora responsável: Simone Nass.

JARAGUÁ DO SUL

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................................03

DESENVOLVIMENTO.........................................................................................................04

CONCLUSÃO.........................................................................................................................06

REFERÊNCIAS......................................................................................................................07

ANEXOS..................................................................................................................................08

INTRODUÇÃO

O que são as aminas? Qual seu grupo funcional? Elas geram problemas para a saúde? Este trabalho terá como objetivo responder estas e outras questões relacionadas as aminas.

As plataformas de pesquisa para a realização deste trabalho serão baseadas em sites de pesquisa consultados online.

O tema deste trabalho é demasiadamente complexo, mas será organizado de uma maneira que tenha como finalidade uma leitura rápida e breve, para que desta forma obtenhamos conhecimento acerca das aminas.

DESENVOLVIMENTO

As aminas são substâncias orgânicas derivadas da amônia (NH3), pela substituição de um, dois ou três átomos de hidrogênio por grupos alquila ou arila. 

O seu grupo funcional é formado por três tipos de fórmulas: as primárias (R-NH2), secundárias (R-NH-R´) e as terciárias (R-N-R´)

O ponto de fusão e ebulição das aminas é mais elevado do que os compostos moleculares, de mesmo peso molecular, mas mais baixo do que álcoois, ácidos carboxílicos e amidas.

A densidade das aminas varia, por exemplo, as alifáticas são menos densas que a água, já as aromáticas são mais densas que a água.

Outra característica que varia das aminas é o cheiro. As metilaminas e etilaminas possuem um cheiro semelhante ao da amônia, já as outras aminas possuem um cheiro rançoso e desagradável, semelhante a peixe podre.

A solubilidade das aminas vai de acordo com a quantidade de carbonos que elas possuem. Aminas com até cinco carbonos são solúveis em água e álcool. Se possuírem mais de cinco carbonos são solúveis em álcool, mas em água são praticamente.

Elas podem se apresentar no estado sólido, líquido ou gasoso, dependendo da sua estrutura. Aminas alifáticas com até doze carbonos são líquidas, e as com mais de doze carbonos são sólidas, e todas elas são incolores. As líquidas são tóxicas e possuem cheiro desagradável e as sólidas são inodoras.

As amidas foram descobertas pelo químico alemão August Wilhelm Von Hofmann, pois a sua escola estudava a anilina e suas reações.

Existem muitas curiosidades sobre as aminas, uma delas é que a dopamina e a serotonina são aminas responsáveis por informações químicas do sistema nervoso, ou seja, são substâncias neurotransmissoras, tendo grande importância no temperamento das pessoas, e na decomposição de cadáveres humanos, onde são produzidas as cadaverinas.

As aminas são aplicadas em diferentes áreas, como por exemplo no processo de vulcanização da borracha e na fabricação de corantes. Além da produção de corantes, as aminas aromáticas são muito usadas na fabricação de explosivos. A benzamida é utilizada para fabricação de corantes e na síntese de medicamentos. Pelo fato de os alcaloides serem aminas cíclicas com anéis heterocíclicos contendo nitrogênio, suas propriedades permitem que sejam usadas como drogas e medicamentos. Alguns exemplos são:

  • Nicotina: produzida na queima do cigarro, que é a responsável pelo vício de fumar; 
  • Cafeína: presente em várias bebidas como café, pó de guaraná e chá preto. É estimulante do sistema nervoso central;
  • Morfina: extraída da papoula, é usada para aliviar dores intensas;
  • cocaína: é extraída da folha da coca, já foi usada em medicamentos e em bebidas, mas atualmente seu maior consumo é em drogas ilícitas que destroem a vida de inúmeras pessoas;
  • Anfetaminas: composta por aminas que são capazes de ativar o sistema nervoso, diminuem o apetite, a sensação de fadiga e gerando o aumento de ânimo, são estimulantes energéticos e seu uso pode levar a crises semelhantes às crises de esquizofrenia, alucinações auditivas e dependência;
  • Antidepressivos: o cloridrato de fluoxetina é o antidepressivo mais prescrito, a fluoxetina é uma amina que atua na recaptura da serotonina (hormônio do bem-estar e bom-humor).

Um dos problemas das aminas é gerado pela tartrazina, um corante amarelo alimentício tóxico que faz mal para saúde, principalmente em crianças.

                                                                         

CONCLUSÃO

Com este trabalho foi possível aprendermos sobre as aminas, o seu grupo funcional, suas características e curiosidades de uma maneira fácil de compreender e com uma leitura consideravelmente rápida.

A partir disso percebemos quais são as suas aplicações e alguns de seus problemas, agregando, dessa forma, conhecimentos acerca das aminas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com